Home»REGIÃO»Baixada Santista»Mostra fotográfica homenageia as mulheres do samba

Mostra fotográfica homenageia as mulheres do samba

Projeto idealizado pelo fotógrafo Rodrigo Morales recebeu o nome de “Ciatas de Santos – Mulheres que no Samba Resistem” e integra a programação do 3º Festival Santos Café 2017, que começa nesta sexta-feira (7-7).

Da Redação

Idealizada pelo fotógrafo Rodrigo Morales, a mostra “Ciatas de Santos – Mulheres que no Samba Resistem” homenageia o centenário do samba, comemorado no biênio 2016-2017, e dez destaques femininos do samba de Santos, no litoral de São Paulo.  O evento marca a programação do 3º Festival Santos Café 2017, que acontece sexta-feira, sábado e domingo (7, 8 e 9 de julho), das 11 às 17 horas, na Casa da Frontaria Azulejada, no Centro de Santos.

Contemplado pelo 5º Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes no Município de Santos, o projeto fotográfico (ensaio e exposição) traz imagens de integrantes de velha guarda do samba, de presidente de escola de samba, compositoras, intérpretes, chefes de alas das baianas, ex-porta-bandeiras, ex-passistas, cidadãs-samba e das tias do samba.

As chamadas “tias” baianas tiveram um papel fundamental no surgimento do samba no Rio de Janeiro. Além de transmissoras da cultura popular trazida da Bahia e sacerdotisas de cultos e ritos de tradição africana, eram grandes quituteiras e festeiras, reunindo a comunidade, sempre com muita música e dança em suas celebrações. A mais famosa foi Tia Ciata, em cuja casa nasceu o samba, segundo registros. Foi em 1916, que, reunidos na casa da Tia Ciata, Ernesto dos Santos e outros músicos compuseram conjuntamente “Pelo Telefone” em uma roda de samba. Donga, como era conhecido, a registrou como um samba na Biblioteca Nacional. E, depois de ser gravada, em 1917, a palavra samba também apareceu pela primeira vez no selo de um disco de vinil de 78 rpm.

O projeto destaca 10 mulheres entre as muitas que existem em Santos. São elas: Elizabeth de Lourdes Santos (Tia Beth), Irene Barbosa (Irene Sorriso), Maria Aparecida Silva (Tia Cida), Regina de Jesus, Sandra Franco (Sandra Campeoníssima Franco), Sandra Maria Silva Barreto (Sandrinha Magia Xisnoveana), Selma Donizeti L. de França, Ruthe de Almeida Lázaro (Tia Ruthe), Telma Muniz (Tia Telma) e Vera Lucia da Conceição (Verinha).

Foto: Rodrigo Morales

 

 

Comentários

Comentários

MP adia pela 2ª vez o prazo para informar o destino dos cilindros com gases tóxicos

Próximo

This is the most recent story.