Home»REGIÃO»Baixada Santista»Ocorrências de estupro sobem 15% na Baixada Santista

Ocorrências de estupro sobem 15% na Baixada Santista

Região concentra 90 ocorrências somente durante o período de três meses, sendo 35 delas envolvendo vulneráveis.

Da Redação*

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo divulgou levantamento que aponta que dos 90 casos de estupro registrados na Baixada Santista até março deste ano, 35 (38,8%), envolvem vulneráveis. Desde janeiro, a secretaria passou a subdividir as ocorrências. Em todo o Estado já são 2.667 casos, dois terços de vulneráveis (1.794).

Os números de estupros de vulnerável começaram a ser divulgados no site da secretaria com o objetivo de “auxiliar as políticas de prevenção contra esse tipo de crime”. Antes, a SSP informava somente o número de total de ocorrências, incluindo vulneráveis, registradas por município.

Mesmo sem a subdivisão das ocorrências, se comparado o primeiro trimestre dos últimos três anos, o total de casos vem apresentando significativo aumento na região. Levando em consideração os dados computados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) no período, houve um aumento de 15,5% no número de ocorrências entre 2016 e 2017. Já na comparação entre 2015 e 2016, o número de delitos teve um salto de 29,48%.

Manoel Gatto Neto, delegado seccional de Santos, cuja área também abrange São Vicente, Praia Grande, Cubatão, Guarujá e Bertioga, afirmou que o aumento de casos está relacionado à mudança na legislação, que hoje é considerada mais ampla, além da facilidade e encorajamento das vítimas em denunciar o delito.  

“A tendência é que crimes de estupro se estabilizem em nossa região. Claro que hoje as delegacias de defesa da mulher têm prestado um bom serviço nesse sentido, até mesmo participando de campanhas e incentivando às vítimas a denunciarem esse tipo de crime. Isso, de certa forma, contribui com o aumento de queixas que chegam às delegacias da região”, completa.

*Com informações de A Tribuna

Foto: Creative Commons

Comentários

Comentários

Mais um corpo é encontrado na orla de Guarujá

PF cumpre mandado de busca em empresa do Porto de Santos