Home»Sem categoria»Com apoio da prefeitura, São José ganha cooperativa para produtores rurais

Com apoio da prefeitura, São José ganha cooperativa para produtores rurais

Iniciativa busca fortalecer a agricultura familiar. Para secretário, é um marco na região

Por Redação

Com o apoio e o fomento da Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (SDECT), a Cooperativa dos Produtores Rurais e da Agricultura Familiar do Vale do Paraíba (COOPVALE) inaugura nesta quarta-feira (20), às 19 horas, sua primeira filial na cidade. A COOPVALE reúne 95 associados, na maioria produtores de frutas e hortaliças.

Segundo a fundadora da COOPVALE, Maria Afonsi Oliveira, o incentivo municipal foi fundamental para essa nova etapa da cooperativa. “Há três anos começamos a mapear os problemas dos produtores para organizar a agricultura no Vale do Paraíba. Constituímos nossa sede em Caçapava em 2013 e agora, graças ao apoio fundamental da SDECT, conseguimos abrir nossa primeira filial em São José”, disse.

De acordo com Afonsi, a instalação da cooperativa em São José é um marco para os agricultores da região. “É o ponto de comercialização, onde fica o maior mercado consumidor. Hoje, 80% das hortaliças consumidas em São José vêm de São Paulo ou da região de Mogi. Nosso objetivo é aumentar a participação dos produtores locais”, explicou.

A produtora ainda ressaltou que a COOPVALE permitirá o fortalecimento da agricultura familiar no município ao facilitar o acesso dos pequenos produtores a programas federais como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos, Osman Cordeiro, destacou que, apesar do grande desenvolvimento industrial e comercial, a cidade ainda tem um grande potencial agrícola. “A instalação desta cooperativa é uma excelente notícia para São José dos Campos, pois contribui para o desenvolvimento econômico de uma área que representa quase 70% da superfície total do município”, afirma.

Comentários

Comentários

Sobrinho do ex-presidente Lula é assassinado em Vicente de Carvalho

Museu ambulante viaja o Brasil levando cultura e entretenimento ao púbico