Home»REGIÃO»Capital»Um mapa imaginário de São Paulo com metrô

Um mapa imaginário de São Paulo com metrô

Mobilidade e transporte público de qualidade funcionando para todos. Enquanto espera na plataforma, imagine essa São Paulo acessível por um mapa de projeção

Por Monise Berno

São Paulo com mobilidade. São Paulo acessível. São Paulo com transporte público de qualidade, com segurança e fluidez. Cenários como estes se tornam reais e muito próximo dos paulistanos de tempos em tempos, mas não saem do plano da conjectura.

Quem usa os serviços do metrô ou CPTM todos os dias percebe o quanto é difícil assistir ao cancelamento de licitações, as obras paralisadas, sucateamento do maquinário, corte de gastos e funcionários em permanente estado de luta por melhores salários e condições de trabalho, enquanto os cidadãos se estapeiam por um microespaço nas plataformas e nos vagões.

metro sptm lotados
Lotação na plataforma da Estação Luz – Metrô e CPTM (2013)

Durante o feriado prolongado de Tiradentes, chamou atenção na rede a notícia de que os trens que circulam pelas quatro linhas administradas pelo Estado de São Paulo passariam a operar com menos composições. Outra notícia impactante para o usuário é a de que algumas composições estariam sendo tiradas de circulação para que suas peças sirvam para a manutenção de outros trens.

Menos trens significam, na prática, mais tempo de espera, vagões mais lotados e mais tempo gasto nos trajetos.

Essa diminuição no número de trens pode ser lida como resultante da situação na qual se encontra a empresa que, desde 2015, enfrenta problemas financeiros causados pela administração estatal.

Composições estão deixando de circular para "doarem" suas peças a trens sem manutenção
Composições estão deixando de circular para “doarem” suas peças a trens sem manutenção

As linhas que recebem conexões entre os serviços da CPTM e do Metrô, que atendem regiões periféricas – e com mais usuários diários dos serviços – Azul e Vermelha, certamente sofrerão o maior impacto dessa redução.

Enquanto esperamos por mais um trem lotado e sufocante, podemos imaginar como seria o transporte sobre trilhos em São Paulo no ano de 2020 – se as obras estivessem em dia e toda a malha estivesse funcionando.

Projeção para 2020 - transporte sobre trilhos em SP
Projeção para 2020 – transporte sobre trilhos em SP

Para saber mais sobre as obras, ver os mapas atuais e mais: http://www.metro.sp.gov.br/

Comentários

Comentários

Alckmin pretende vender pelo menos seis imóveis na região do Vale

10 músicas para saber por que precisamos do feminismo