Home»Cultura»Área do antigo Teatrão passa por revitalização em São José dos Campos

Área do antigo Teatrão passa por revitalização em São José dos Campos

Novo complexo em área de 74 mil m² terá planetário, herbário, laboratórios, anfiteatro, espaços para exposições e aulas, academia ao ar livre e escola

Da Redação

Um canteiro de obras com 74 mil metros quadrados: esse é o cenário visto por quem passa pela área onde está sendo construído o Novo Teatrão, na Vila Industrial, zona leste de São José dos Campos. O local, inaugurado em 1977, estava abandonado. Agora, o projeto prevê a criação de um complexo, que terá atividades educacionais, culturais e esportivas.    

Início das obras no Teatrão
Início das obras no Teatrão

O antigo Teatrão havia sido doado ao São José Esporte Clube, em 1981. A Prefeitura da cidade fez um acordo com o clube e iniciou o projeto de revitalização e modernização do espaço.

“Nós estamos preparando um novo espaço multiuso para entregar à população de São José. A proposta é que ele seja utilizado para diversas atividades recreativas, esportivas, culturais e educacionais. As obras seguem dentro do cronograma esperado e em breve vamos apresentar a primeira fase do projeto”, disse o prefeito Carlinhos Almeida.

Na primeira fase, será entregue um Centro Integrado de Educação um anfiteatro, quatro laboratórios de ciências, herbário (cultivo das espécies nativas da região), planetário e uma torre para a instalação de um observatório astronômico.

Para a segunda etapa do projeto está prevista a construção de uma nova creche. A unidade terá capacidade para atender cerca de 200 crianças de 0 a 3 anos de idade.

Já a terceira fase inclui a restauração do atual ginásio, transformando-o em um espaço multiuso com novos vestiários, sistema de iluminação, ventilação e sonorização, além de adaptação para montagem de palco.

Após a primeira fase das obras, as fundações prediais começam a ser cosntruídas
Após a primeira fase das obras, as fundações prediais começam a ser construídas

Sobre o andamento das obras, nesta semana, a prefeitura informou que “a reforma da Portaria 2, localizada na Rua Ricardo Edwards, está em fase final de execução, e a construção da Portaria 1, que fica na Rua Professor Felício Savastano, segue em ritmo acelerado. Os serviços de revitalização dos espaços de convivência e atividades físicas também estão com as obras adiantadas. A pista de caminhada está sendo preparada para instalação de iluminação”.

O Complexo Teatrão homenageará o Maestro Sérgio Weiss, músico que criou grupos de sucesso entre as décadas de 1960 e 1970, e compôs “Minha Cidade”, a canção oficial do aniversário de São José dos Campos.

O Maestro Sérgio Weiss, homenageado do projeto
O Maestro Sérgio Weiss, joseense homenageado do projeto

A área externa do Teatrão ficará à disposição dos visitantes das 6h às 22h, e a previsão de entrega total das obras é abril de 2017.

Comentários

Comentários

ENTRETODOS: festival de curtas quer histórias sobre refugiados

Conheça a líder feminista do Malawi que luta pelas mulheres do seu país