Home»REGIÃO»Capital»Festival #15contra16 reúne músicos e ativistas contra redução da maioridade penal

Festival #15contra16 reúne músicos e ativistas contra redução da maioridade penal

Organizado por jovens negros da periferia de São Paulo, evento ocorre neste sábado (22) na zona leste da cidade

Por Anna Beatriz Anjos

No próximo sábado (22), será realizado, na zona leste de São Paulo, o festival musical #15contra16 (leia mais aqui). Organizado por um comitê de ativistas e integrantes de movimentos sociais, o ato tem como principal objetivo a mobilização contra a redução da maioridade penal, prevista pela Proposta de Emenda à Constituição 171/93. Na última quarta-feira (19), a Câmara dos Deputados aprovou em definitivo a PEC, que agora segue para o Senado.

O festival contará com a participação de vários artistas, como MC Léo da Baixada, MC Medrado, Engrenagem Urbana, Parábola, Banca Audácia, Ballet Afro Koteban, Tati Botelho e Rocha. “Nós entendemos que a única ferramenta cultural que alcança a periferia em massa é a música, por isso decidimos fazer um ato político em forma de show”, explica a estudante Renata Prado, uma das idealizadoras da manifestação.

Diversas ações têm sido articuladas nos últimos meses para pressionar contra a redução da maioridade penal. O #15contra16, no entanto, é uma das únicas produzidas por quem é alvo direto da medida: os jovens negros da periferia. “É importante que as pessoas conheçam a situação do jovem periférico partindo do nosso ponto de visão. Somos nós que sentimos na pele o abandono sociopolítico, então somos nós que temos que protagonizar a dor de ser jovem negro no Brasil”, destaca Renata.

Ainda segundo a estudante, o festival incorpora a linguagem, estética e lógica das ruas, importantes para que os jovens entendam a mensagem central do movimento. “Para a juventude negra da periferia compreender o processo político ao qual estamos submetidos, é necessário seguirmos com a dialética usada pelos jovens: o proceder da rua”, assinala. “Temos que usar o recurso pedagógico das ruas para transmitir o conhecimento de que eles precisam se apropriar para então atingirmos o ponto x da questão: a transformação política.”

Além dos shows, foi lançada uma campanha nas redes sociais em prol da causa. Para participar, é só gravar no Instagram um vídeo de 15 segundos com argumentos contra a redução para os 16 anos de idade, inserindo no post a hashtag #15contra16. Personalidades como o ex-presidente Lula, o deputado federal Jean Wyllys (Psol-RJ), o rapper MV Bill e o criador da Cooperifa, Sergio Vaz, já aderiram à mobilização.

Festival Musical #15contra16

Quando: Sábado (22), a partir das 11h
Onde: Avenida Maria Cursi, próximo ao terminal de ônibus de São Mateus – São Paulo
Quanto: Gratuito

Comentários

Comentários

São Paulo receberá novo encontro literário em novembro

Ato contra abuso sexual no metrô acontece nesta sexta-feira