Home»REGIÃO»Capital»Aplicativos aproximam Prefeitura e cidadãos paulistanos

Aplicativos aproximam Prefeitura e cidadãos paulistanos

Uma séria de serviços podem ser acessados por meio de apps disponibilizados pela Prefeitura de São Paulo

Da Redação

Com o objetivo de ajudar no dia a dia dos cidadãos paulistanos, diversos aplicativos para tablets e smartphones estão sendo disponibilizados pela Prefeitura de São Paulo. Hoje, pelo celular, a população na capital pode receber informações sobre o trânsito, saber horário, itinerário e a localização em tempo real dos ônibus ou ainda carregar o Bilhete Único e saber se vai chover, esfriar ou fazer calor.

Cadê o ônibus?
Desde 2013 os usuários podem pesquisar o itinerário das linhas e horários de partidas dos ônibus, além de descobrir os pontos mais próximos do local onde está. O aplicativo, que está disponível para as plataformas AndroidIOS e Windows Phone.

Coletivo da Madrugada
Este aplicativo tem as mesmas funções do “Cadê o ônibus?” e auxilia os usuários da rede Noturno SPTrans, que começou a operar em fevereiro deste ano. As informações, que usam como base o banco de dados da SPTrans, são atualizadas em tempo real, de acordo com as mudanças no trânsito e de operação das linhas. O aplicativo está disponível para o sistema Android.

Ponto Certo Bilhete Único
Lançado em 2014, o app transforma o celular em um posto de recarga portátil, que se junta a uma rede de 10 mil postos físicos disponíveis aos usuários. Por ele, é possível consultar o saldo do Bilhete Único pelo smartphone. Ele será apresentado na tela, junto com a opção RECARGA/VT, na qual será possível carregar o bilhete com os créditos disponíveis, já comprados pelo usuário ou pela empresa em que trabalha, no caso do Vale-Transporte. O aplicativo permite adquirir créditos na hora, por meio de um cartão de débito bancário, e já recarregar o cartão usando o celular. O app está disponível para sistema operacional Android 3.0 ou superior e funcionalidade NFC (Near Field Communication ou Comunicação por Campo de Proximidade).

Busca Saúde
Já o Busca Saúde permite ao usuário consultar endereços de hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), pontos de vacinação e atendimentos de urgência e emergência em um mapa georeferenciado. Com ele, é possível digitar o endereço do local onde está, mora e trabalha e verificar quais são as opções de equipamentos públicos de saúde mais próximas. O acesso está disponível para qualquer navegador.

Tá na Mão
Desenvolvido com apoio do Programa Municipal de DST/Aids, este app apresenta um questionário ilustrativo, permitindo que, com os resultados apresentados, o cidadão analise seu grau de risco e obter informações sobre as DSTs, HIV/Aids. E mais, o aplicativo traz a localização de serviços de saúde onde podem ser obtidos preservativos, testes e Profilaxia Pós-Exposição (PEP). O programa está disponível para Android e IOS.

CATe Eletrônico
É um aplicativo que facilita a busca e candidatura a vagas de emprego disponíveis não apenas na capital, mas também na região metropolitana. Por meio dele, é possível ainda tirar dúvidas sobre cursos de capacitação profissional e seguro-desemprego, além de consultar informações voltadas ao Micro Empreendedor Individual (MEI). Neste app quase todos os serviços funcionam em modo off-line, com base no banco de dados do próprio aplicativo. As oportunidades de emprego se atualizam quando conectado à internet. Para utilizar o serviço, basta instalar o aplicativo no celular, realizar um cadastro e iniciar a pesquisa. Disponível para Android.

Prefeitura São Paulo 
Uma série de informações úteis aos paulistanos como previsão do tempo, qualidade do ar e situação do trânsito e do transporte público estão concentrados neste aplicatvo. Caso a cidade entre em estado de atenção, alerta ou alerta máximo, a ferramenta identifica a localização do usuário e exibe um mapa que indica onde há queda de árvores, semáforos em manutenção e pontos de alagamento. Este app está disponível para iOS eAndroid.

Todos são gratuitos e podem ser acessados com o sinal de internet disponibilizado em 120 praças e parques, por meio do programa WiFi Livre SP.

Comentários

Comentários

Alesp abre licitação para a compra de carros de luxo para deputados

“O cidadão paga mais pela conta de celular do que pela conta de água”, diz Presidente da Sabesp