Home»Sem categoria»Jundiaí ganha primeiro “parklet” da cidade

Jundiaí ganha primeiro “parklet” da cidade

A ação faz parte de um projeto que tem como objetivo favorecer a qualidade de vida das pessoas por meio da melhoria da sua caminhabilidade.

Com informações do Portal da Prefeitura de Jundiaî

Como parte do projeto Urbanismo Caminhável, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, inaugurou nesta sexta-feira, 17, o primeiro “parklet” da cidade. A ampliação do passeio público contou com a colaboração do Instituto Mobilidade Verde. As ações do projeto levam em conta a paisagem local, as áreas de proteção ambiental, o fluxo nos principais corredores viários e a mobilidade urbana, criando paralelos entre o espaço povoado e o isolamento, as interlocuções com os passantes da cidade como lugar de convívio. Um dos facilitadores é Mauro Neri.

Urbanismo Caminhável

O nome do projeto faz referência a um método desenvolvido para classificar o quanto uma rua ou cidade são caminháveis. É uma leitura de como uma cidade pode favorecer a qualidade de vida das pessoas por meio da melhoria da sua caminhabilidade. Geralmente as cidades são pensadas 100% para o carro e, com a aplicação do método, fica fácil perceber os problemas que uma pessoa encontra ao caminhar como falta de sinalização ou de arborização, excesso de ruídos, falta de conforto térmico ou de condições das calçadas, o tempo de travessia, a falta de espaços públicos, a falta de acessibilidade e outras questões.

Parklets

Parklets são ampliações do passeio público por meio da implantação de plataforma sobre a área antes ocupada pelo leito carroçável da via pública, equipada com bancos, floreiras, mesas e cadeiras, paraciclos ou outros elementos de mobiliário, com função de recreação ou de manifestações artísticas. Um dos especialistas no tema, Lincoln Paiva, faz parte da equipe. “Além de uma mudança de olhar sobre a cidade, o projeto traz experiências diferentes de intervenções, que depois serão replicadas em bairros”, comenta a secretária Daniela da Camara Sutti.

Comentários

Comentários

Limite de velocidade das Marginais Pinheiros e Tietê será reduzido

Atestados de óbito emitidos por falsos médicos são apreendidos na região de Sorocaba