Home»Sem categoria»Vila em Santo André oferece passeio de Maria Fumaça

Vila em Santo André oferece passeio de Maria Fumaça

Por Jeferson Stader

O inverno está chegando. A estação é conhecida por seus passeios movidos à chá, café e chocolate quente. Uma opção bem bacana e próxima à capital para quem gosta de sentir o frio da serra, mas sem ficar longe do mar, é a Vila de Paranapiacaba (lugar de onde se vê o mar, em guarani), no município de Santo André.

Trem em Paranapiacaba
Trem em Paranapiacaba

Com diversas opções de lazer, a região recebe muitos turistas durante essa época do ano. Faltando um mês para o Festival de Inverno, a página do evento no Facebook já está com 7 mil confirmados. Além das atrações musicais, é possível andar de Maria Fumaça por apenas dez reais por pessoa e conhecer a história de uma região que foi o centro de controle operacional e residência para os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway.

Foguista Pedro Luiz Firmo Januário durante o trabalho
Foguista Pedro Luiz Firmo Januário durante o trabalho

Pedro Luiz Firmo Januário trabalha como foguista. Ele explica que o trem é de 1867, todo original. “Só o maquinista e o foguista que não é original”, brinca. Em meio ao calor de 500 graus que serve de combustível para a Maria Fumaça ele comenta: “Os imigrantes vinham para o Brasil e chegavam de navio. Eles subiam nos carros de passageiro e desciam na hospedaria da imigração, lá na Mooca.” A história ele aprendeu durante o período em que trabalhou no Memorial do Imigrante, outro local muito interessante para conhecer.

Passeio de Maria Fumaça
Passeio de Maria Fumaça

Pedro indica o passeio. “Pra quem gosta de trem é gostoso. Pra lembrar como era antigamente”, explica o foguista apaixonado por história. Os ingressos são adquiridos no local e a viagem de trem dura dez minutos, acompanhada de muitas histórias. Assista ao vídeo

Serviço:

Trem dos Ingleses em Paranapiacaba

Passeio: dez reais por pessoa

Museu Ferroviário

Entrada: cinco reais por pessoas

Comentários

Comentários

Arquiteto cria ONG para reformar casas de famílias de baixa renda

15 filmes para esquentar o coração em dias de baixa temperatura