Home»REGIÃO»Capital»São Paulo recebe exposição de Frida Kahlo em setembro

São Paulo recebe exposição de Frida Kahlo em setembro

Mostra será exibida no Instituto Tomie Ohtake e vai destacar a vida artística da pintora e de outras mulheres surrealistas do México

Por Guilherme Franco

A cidade de São Paulo recebe a partir de setembro a exposição “Frida Kahlo e as mulheres surrealistas no México”, que vai contemplar a vida artística da pintora mexicana Frida Kahlo e pinturas de Maria Izquierdo, Remedios Varo, Lenora Carrington, entre outras artistas.

A mostra acontece em setembro no Instituto Tomie Ohtake, localizado na zona Oeste da cidade. Esta será a segunda exposição em homenagem a ela em menos de um ano em São Paulo. Em dezembro de 2014, a vida da artista mexicana inspirou mostra fotográfica em exposição no Museu da Diversidade Sexual, no Centro de São Paulo. A exposição “Todos Podem Ser Frida” questionou os conceitos de beleza e comportamento social.

Frida Kahlo

Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderon, conhecida como Frida Kahlo, nasceu em 6 de julho de 1907, em Coyoacan, no México. Frida era uma revolucionária e fiel ao seu país, declarando-se filha da Revolução Mexicana ao dizer que havia nascido em 1910. Militante comunista e agitadora cultural, Frida usou tintas fortes para estampar em suas telas, na maioria autorretratos, uma vida tumultuada por dores físicas e dramas emocionais. Aos seis anos contraiu poliomielite (paralisia infantil) e permaneceu um longo tempo de cama. Recuperou-se, mas sua perna direita ficou afetada. Teve de conviver com um pé atrofiado e uma perna mais fina que a outra.

 Foto: Reprodução Frida Kahlo

Comentários

Comentários

São Paulo lança plano de combate ao trabalho escravo

Arquiteto cria ONG para reformar casas de famílias de baixa renda