Home»Sem categoria»Asma: Alerta para os dias mais secos

Asma: Alerta para os dias mais secos

Da Redação

Com a aproximação do inverno é comum que no início do mês de maio o ar fique mais seco com a redução gradativa no volume de chuva. Esse clima, além de incômodo, favorece problemas de saúde como rinite, bronquite e outras crises respiratórias como a asma.

No Brasil, cerca de 10% da população sofre desta doença inflamatória crônica das vias aéreas. E no Dia Mundial de Combate à Asma, 3 de maio, especialistas alertam a população sobre a importância de um acompanhamento médico para que a asma não se torne algo muito mais sério, uma vez que pode levar à morte. Em dias frios e secos, onde o acúmulo de poeira e poluição são intensos, crianças e os idosos que são mais sensíveis a estes alérgenos, acabam sofrendo mais com as crises asmáticas.

A asma também conhecida como “bronquite asmática” ou “bronquite alérgica”, é uma doença inflamatória crônica, normalmente genética e pode aparecer em qualquer fase da vida. Mas, com o tratamento adequado, é possível amenizar as crises e controlar os sintomas durante este período mais crítico do ano. Nos casos mais graves ocorre o impedimento da passagem do ar pelo sistema respiratório.

Assim, é necessário estar atento, inclusive a outros alérgenos como: poeira, cigarro, mofos, pelos de animais, ácaros, e produtos com cheiros fortes (tintas, perfumes, incensos e etc). Hábitos saudáveis contribuem para a redução do sofrimento de pessoas asmáticas, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

Comentários

Comentários

Ciganos e piratas: Ocupa Ouvidor 63 completa 1 ano

Virada Cultural Paulista 2015: confira algumas das atrações do evento