Home»REGIÃO»Capital»Terceira edição do projeto Câmara no Seu Bairro reúne 700 pessoas

Terceira edição do projeto Câmara no Seu Bairro reúne 700 pessoas

Cidadãos pedem melhorias no trânsito e no transporte, mais hospitais e um ponto de cultura, entre inúmeras reivindicações

Por Ana Maria Morau, 

Fotos: Ivan Longo 

Cerca de 700 pessoas acompanharam o terceiro encontro do projeto Câmara em Seu Bairro, que aconteceu neste sábado (21), no CEU Pêra Marmelo, na região da subprefeitura de Pirituba/Jaraguá. O programa da Câmara pretende aproximar a população do poder legislativo municipal para que os legisladores conheçam as demandas dos cidadãos.

A população de Pirituba e Jaraguá lotou o auditório do CEU para trazer demandas aos vereadores.
A população de Pirituba e Jaraguá lotou o auditório do CEU para trazer demandas aos vereadores.

A sessão foi aberta pelo presidente da Câmara, Antonio Donato, e alguns dos vereadores presentes, entre eles Toninho Paiva, Paulo Frange, Jair Tato, Ricardo Young, Police Neto e Mário Covas Neto, tiveram cinco minutos para falar. O secretário Municipal de Relações Governamentais, Alexandre Padilha e o deputado estadual José Américo também participaram do encontro.

Donato fez um balanço da reunião e destacou a participação da população nas três edições do programa.

O presidente da casa e idealizador do Câmara no Seu Bairro, Antonio Donato (PT)
O presidente da casa e idealizador do Câmara no Seu Bairro, Antonio Donato (PT)

“Reunimos cerca de 1500 pessoas nesses três encontros. Os cidadãos têm colocado suas cobranças com muita energia, mas com muito respeito com esse espaço democrático que a câmara abre para todos. Destaco a participação dos vereadores. Tivemos aqui hoje 15 vereadores presentes e mostra que a câmara quer discutir, encaminhar as reivindicações para trabalhar por uma cidade melhor”, afirmou.

Após a manifestação dos vereadores, foi a vez de moradores e lideranças usarem a tribuna para apontar os problemas que mais afligem a população. Oitenta pessoas se inscreveram para falar, mas apenas trinta formam sorteadas devido a falta de tempo para ouvir todos os inscritos.

Mais de 80 moradores da região se inscreveram para falar na sessão.
Mais de 80 moradores da região se inscreveram para falar na sessão.

Trânsito, transporte, segurança, saúde, moradia e limpeza foram alguns dos problemas levados aos vereadores pela população, mas um pedido comum a todos que se manifestaram foi a criação de uma subprefeitura independente para o Jaraguá.

A moradora do Jaraguá Dirce Maria dos Santos reclamou da demora dos ônibus e pediu uma subprefeitura para o bairro.

“Os ônibus demoram muito a passar. Ficamos esperando muito tempo. E precisamos também de uma subprefeitura para o Jaraguá. O bairro é muito grande e a subprefeitura fica em Pirituba, muito longe. Não tem como eles saberem o que está acontecendo aqui”, explicou.

Outro tema recorrente foi a construção de uma ponte que irá interligar a avenida Raimundo Pereira de Magalhães à Lapa, prevista na Operação Água Branca, projeto aprovado pela Câmara em 2013 e que deve arrecadar R$ 3 milhões. Parte desse dinheiro será usada em um complexo viário que inclui a edificação do viaduto.

No próximo final de semana o projeto Câmara no Seu Bairro vai até a região do Jaçanã/Tremembé. Confira aqui o cronograma completo.

Comentários

Comentários

Trensalão tucano: Justiça aceita denúncia contra cartel

"A primeira coisa que a chuva lava é a memória da seca"