Home»REGIÃO»Capital»Marta surpreende e aparece na segunda sessão do Câmara no seu Bairro

Marta surpreende e aparece na segunda sessão do Câmara no seu Bairro

Mais de 500 moradores de São Miguel Paulista, na zona leste da capital, compareceram ao evento

Por Anna Beatriz Anjos

Aconteceu neste sábado (14) a segunda sessão do projeto Câmara no Seu Bairro, promovida pela Câmara Municipal de São Paulo em São Miguel Paulista, na zona Leste da capital. Mais de 500 pessoas estiveram presentes no encontro, que contou também com a presença de vinte vereadores, do secretário de Relações Governamentais da cidade, Alexandre Padilha (PT), e da senadora Marta Suplicy (PT).

Antonio Donato, presidente da Câmara, afirmou que é fundamental que o Legislativo municipal estreite laços com a população que representa. “Toda vez que o poder público se aproxima do cidadão, ele reconhece isso. Cobra, mas também respeita essa interação”, disse no início do evento.

Segundo o vereador José Pólice Neto (PSD), as reuniões com os cidadãos oferecem à gestão do município uma visão mais fiel do que necessitam suas diversas regiões. “Temos que reconhecer nossas competências e limitações. Podemos transformar a cidade, mas com a orientação do povo”, pontuou. “Prefeito e vereadores precisam entender esses espaços de afirmação do que se quer e inverter a lógica dos investimentos públicos.”

Os moradores de São Miguel, Jardim Helena e Vila Jacuí tiveram a oportunidade de se pronunciar, fazer reivindicações e apresentar sugestões. Inúmeros temas foram abordados: saúde, transporte, cultura e segurança, passando por enchentes, recolhimento de entulho e pavimentação de ruas.

Uma das questões mais recorrentes, entretanto, foi a falta de autonomia da subprefeitura para resolver os problemas da área. “Sem autonomia, não adianta reclamarmos, vai ficar sempre na mesma”, disse João Cordeiro. “Pedimos que a subprefeitura deixe de ser zeladoria e tenha poder de desenvolvimento local”, assinalou Osvaldo Ribeiro.

Marta abre a reunião

A senadora Marta Suplicy, que chegou pouco antes do começo da sessão, foi a primeira a falar. “Temos um prefeito que não está saindo muito do gabinete, e isso, acredito, coloca uma responsabilidade muito maior na mão dos vereadores. Os vereadores têm condição sim de exigir melhorias para a comunidade”, declarou.

A ex-ministra da Cultura, que retomou seu mandato no Senado ao fim de 2014, contou que iniciou, neste ano, um processo de visita a várias regiões de São Paulo. “Nós vimos tantas coisas que estão exatamente iguais dez anos depois. Alagamento está a mesma situação, não foi dada nenhuma solução. Depois, nós vimos a situação das creches, que é dificílima para a população”, destacou.

Marta afirmou, ainda, que continuará andando pela cidade o máximo que puder. “Vou acompanhar muito, em todas as reuniões [do Câmara no Seu Bairro] em que puder estar, vou estar. Quero escutar, saber o que está acontecendo, escutar a população que me elegeu senadora e prefeita dessa cidade”, completou.

Próxima sessão do Câmara no Seu Bairro:

Onde: Pirituba – CEU Pêra Marmelo (Rua Pêra Marmelo, 226)
Quando: sábado, dia 21/03
Horário: a partir das 9h30

Comentários

Comentários

Câmara no Seu Bairro vai a São Miguel Paulista

“Pedalada pelada” pede respeito aos ciclistas no trânsito