Enquanto Alckmin desacelera, Haddad amplia obras de mobilidade urbana em SP

Ao mesmo tempo em que as metas para o Metrô, CPTM e estradas têm sido constantemente descumpridas pelo governador de São Paulo, o prefeito da capital paulista inova por meio de ações efetivas, como ciclovias e faixas exclusivas de ônibus
Por Redação
Reeleito governador de São Paulo no primeiro turno da eleição, Geraldo Alckmin (PSDB) começa o seu novo mandato da mesma forma como terminou em 2014: longe de cumprir as promessas de mobilidade urbana para o estado.
Considerada prioridade na campanha eleitoral, as principais obras de mobilidade da gestão Alckmin perderam o ritmo e algumas, como o trecho Norte do Rodoanel, pararam. Soma-se a isso o atraso na entrega das linhas 9 e 13 da CPTM e a Linha 17-Monotrilho do Metrô, entre outras.
No fim de 2014, Alckmin prometeu inaugurar estações da linha 4-amarela do metrô. Dois meses depois, afirmou que “não tem mais jeito” e que uma nova licitação será feita até o fim do semestre. Com isso, a entrega das estações Higienópolis-Mackenzie e Oscar Freire ficarão para 2016; São Paulo-Morumbi, para 2017; e Vila Sônia, para 2018.
O Plano Plurianual 2012-2015 do governo estadual previa que a região metropolitana de São Paulo contaria com 136 km de trilhos de metrô em 2015, marca que não será alcançada.
Enquanto os prazos para a conclusão das obras têm sido constantemente descumpridos por Geraldo Alckmin, a gestão do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), supera metas de mobilidade urbana por meio de ações efetivas, como ciclovias e faixas exclusivas de ônibus.
Segundo dados da Prefeitura, de 2013 a 2014, o investimento em mobilidade urbana foi de R$6.362.983.932,06. Isto representa 48,6% do que foi aplicado nesta área nos dois primeiros anos da gestão anterior (de 2008 a 2009), do ex-prefeito Gilberto Kassab – à época do DEM. Ao todo, o investimento desta gestão no setor já representa 93,6% do que foi investido de 2008 a 2012 (R$8.358.070.178,95).
Ciclovia
A cidade de São Paulo conta com 255,2 km de malha cicloviária, sendo que 192,2 km foram implantados nessa gestão até 03/03/2015. A meta é implantar 400 km de ciclovias até o final de 2015. Em setembro de 2014, a Pesquisa Mobilidade Urbana, realizada pelo Ibope, apontou que 88% dos entrevistados são a favor da construção e ampliação das ciclovias na cidade.
Faixas Exclusivas de ônibus
Na atual gestão, foram implantadas 374,8 km de faixas exclusivas. A meta inicial da Prefeitura de se implantar 150 km de faixas exclusivas para ônibus foi alcançada em 9 de setembro de 2013. A meta de 220 km de faixas exclusivas foi alcançada em 7 de outubro de 2013. A meta de 300 km de faixas exclusivas foi atingida em 13 de janeiro de 2014.
Dados da SPTrans mostram que o tempo de percurso médio gasto por passageiro / dia é de 36 minutos. Também verificou-se aumento do número de passageiros transportados, conforme os dados da SPTrans – Superintendência de Receita e Remuneração –DG/SRR.
No último sábado (28), 151 linhas de ônibus começaram a circular durante a madrugada. Os coletivos rodam da meia-noite às 4h e percorrem o trajeto das linhas do Metrô. São atendidas áreas com maior concentração de pessoas, como hospitais, casas de espetáculo, velórios, cemitérios e arenas esportivas.