Home»REGIÃO»Capital»Leci Brandão, madrinha do Ilu Obá de Min, fala sobre o carnaval de rua em SP

Leci Brandão, madrinha do Ilu Obá de Min, fala sobre o carnaval de rua em SP

Ícone do samba tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro, Leci enaltece o crescimento da festa popular pelas ruas da capital paulista e se coloca contra a “camarotização” dos blocos: “Carnaval é para todo mundo!”. Confira a entrevista em vídeo 

Por Ivan Longo 

Muito antes de se tornar deputada estadual pelo PCdoB, Leci Brandão já militava pela cultura popular, mas de outra maneira: como artista. Carioca de Madureira e primeira mulher a compor um samba para a Mangueira, a artista tornou-se símbolo do carnaval carioca e também de São Paulo, que a acolheu a partir da década de 1980.

Durante anos Leci Brandão foi comentarista da TV Globo dos desfiles das escolas de samba do grupo especial da capital. Desde o ano passado, no entanto, que a sambista de 70 anos voltou a entrar em contato com o carnaval popular, de rua, quando foi nomeada madrinha do bloco afro Ilú Obá de Min.

Confira o guia do Carnaval de rua 2015, com o calendário, agenda, personagens e muitas histórias dos blocos paulistanos que fazem parte da festa mais popular do Brasil!

“O Ilú tem uma coisa fantástica. Toda a bateria é composta por mulheres e é um bloco afro (…) Eu tenho o maior prazer em ter sido convidada pra ser madrinha desse bloco (…) São guerreiras, mulheres lindas e que tem uma coisa bacana que é a consciência política”.

Confira a íntegra da entrevista.

Foto: Divulgação 

Comentários

Comentários

Filha de ex-ministro da Saúde nasce em hospital do SUS

Jegue Elétrico homenageia Mujica e ironiza crise hídrica em marchinha