Home»Política»Elogiado por Marta, Suplicy despede-se do Senado com discurso emocionante

Elogiado por Marta, Suplicy despede-se do Senado com discurso emocionante

Após 24 anos de Congresso, senador lamentou conservadorismo de São Paulo nas eleições deste ano e conteve o choro após homenagem da ex-mulher Marta Suplicy (PT)

Por Redação

O senador Eduardo Suplicy (PT) fez seu último discurso no Senado Federal. Derrotado por José Serra (PSDB) na eleição de outubro, ele deixa o Congresso após 24 anos. Ao contrário de seu estilo calmo e fala pausada, Suplicy fez um discurso apressado, elogiado pelos parlamentares e pela sua ex-mulher Marta Suplicy (PT).

No discurso, o petista lamentou o conservadorismo do estado que contribuiu para a sua derrota nas urnas. “Vivemos um tsunami que atingiu o PT em São Paulo. O excelente candidato a governador Alexandre Padilha teve 18% dos votos. A querida presidente Dilma Rousseff conseguiu 25%. E eu obtive 31,5%. Cumpri o meu dever ao longo desses 24 anos”, falou.

Marta Suplicy (PT), sua esposa até 2009, exaltou a atuação do ex-marido como senador. “Quero parabenizá-lo pelos seus ideais e coerência que sempre caracterizaram sua vida”, discursou a senadora. Na resposta, Suplicy conteve o choro. “Sou testemunha da admiração e respeito que vossa excelência granjeou na periferia de São Paulo”, concluiu Eduardo Suplicy.

Trajetória política

Seu envolvimento com a política começou no período da ditadura militar, quando foi eleito deputado estadual para o período de 1979 a 1983, pelo extinto Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Em 1983, já no PT, foi eleito deputado federal. Quatro anos mais tarde, tornou-se o vereador mais votado para a Câmara Municipal de São Paulo, com 201.549 votos. Presidiu a Câmara Municipal, no período de 1989/90.

Eduardo Suplicy foi eleito senador da República por três vezes consecutivas. Na segunda candidatura para o Senado, em 1999, obteve a maior votação para o cargo do País e a segunda maior da história de São Paulo, com 6.718.463 votos (43.07% dos votos válidos).

Entre os projetos de sua autoria, o que possui maior destaque é o que institui o Programa Renda Básica da Cidadania, cujo objetivo é garantir a população uma renda capaz de garantir cobertura às necessidades básicas de qualquer pessoa.

Foto: Senado Federal

Comentários

Comentários

Festa em frente à Bovespa comemora o aumento da tarifa da água

Para cada dólar gasto com ciclovias, cidades economizam até US$ 24, indica estudo