Home»Sem categoria»6% da população de SP deixou de usar carro, aponta pesquisa

6% da população de SP deixou de usar carro, aponta pesquisa

A maior parte dos ex-motoristas migrou, nos últimos 2 anos, para o uso do ônibus; o dado coincide com novas políticas de mobilidade implantadas pelo prefeito Fernando Haddad

Por Redação 

À princípio, muita gente reclamou da construção de centenas de faixas exclusivas para ônibus ou a implantação de mais de 200 km de ciclovias na cidade de São Paulo. O fato é que agora, 2 anos depois que o prefeito Fernando Haddad (PT) iniciou suas políticas de mobilidade, os paulistanos estão, aos poucos, percebendo a viabilidade do transporte coletivo ou mesmo da bicicleta. 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), 6% dos motoristas da capital deixaram de usar o carro nos últimos dois anos. Os já agora ex-motoristas, em sua maioria (67%), trocaram o automóvel pelo ônibus – que com as faixas exclusivas passaram a andar com mais velocidade. 

18% da população que deixa o carro na garagem agora uso o Metrô. 16% passou a andar a pé enquanto 5% dos entrevistados agora fazem seus trajetos de bicicleta. Desse total, 17% têm renda familiar de até um salário mínimo e 8%, superior a dez salários mínimos. 

O estudo, divulgado na última quinta-feira (9),  foi feito entre 3 e 4 de julho com 600 pessoas. 

 

 

 

 

Comentários

Comentários

Bairros na zona sul podem ficar sem água neste domingo

Ônibus em Campinas é lotado e desrespeita horários