São Pedro? Relatora da ONU diz que governo de SP é culpado pela falta de água
Portuguesa Catarina de Albuquerque acha “inconcebível” que as perdas hídricas estejam em torno de 40% no estado de São Paulo
Por Redação
Ainda que insista na tese de que a crise de abastecimento de água em São Paulo seja derivada unicamente de fatores climáticos, o governo do estado tem sido contestado por diversos especialistas. Agora, foi a vez da relatora da Organização das Nações Unidas (ONU) para a questão da água, a portuguesa Catarina de Albuquerque, apontar que a atual situação é responsabilidade da gestão governamental, e não de São Pedro.
“Admito que uma parte da gravidade poderia não ser previsível, mas a seca, em si, era. Tinha que ter combatido as perdas de água. É inconcebível que estejam quase em 40%”, disse a relatora em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.
As declarações de Albuquerque foram dadas na semana passada na cidade de Campinas, ocasião em que participou de um evento a respeito da crise hídrica no estado. “Temos de nos planejar em tempos de abundância para os tempos de escassez. E olhar para a água como um bem precioso, indispensável à sobrevivência humana”, afirmou.
Sem comentário