Greve no metrô: PM entra nas estações e ataca trabalhadores
A Tropa de Choque reprimiu com balas de borracha e bombas de efeito moral os trabalhadores que resistiam pacificamente à abertura de algumas estações; “Alguém aqui tá atacando polícia? Só tem trabalhador”, diziam os metroviários. Veja o vídeo
Da Redação
Por volta das 6h30 da manhã desta sexta-feira (6), trabalhadores do Metrô foram atacados pela Tropa de Choque da PM, depois de se reunirem em resistência à abertura da estação Ana Rosa, da Linha 1 – Azul. Eles tentavam convencer os “fura greve” (funcionários do campo administrativo, que não têm experiência na condução dos trens) a não iniciar as atividades nesta manhã quando foram surpreendidos pela chegada da polícia que, sem diálogos, os expulsou da estação à tiros de bala de borracha e bombas de efeito moral.
Ao menos um sindicalista foi preso por “desacato à autoridade”.
A Tropa de Choque também foi enviada à estação Bresser-Mooca, na linha 3-Vermelha, para reprimir os grevistas.

Em greve de a última quinta-feira (5), o Metrô opera parcialmente em algumas linhas em que uma minoria (em geral funcionários de escritório) não aderiu à paralisação.
O Sindicato dos Metroviários até tentou evitar uma nova paralisação nesta sexta-feira para não prejudicar a população. Eles propuseram-se a trabalhar de graça desde que o Governo do Estado liberasse as catracas. Alckmin, contudo, negou a proposta.
Sem negociação, a greve deve continuar nos próximos dias. Os trabalhadores reivindicam um reajuste salarial de 12,2%, enquanto a companhia oferece somente 8,7%.
Com informações da Mídia Ninja
16 Comentários
Tem que bater mesmo! Na minha opinião isso tudo não passa de politicagem. Só quero relembrar que não existe almoço de graça! Esses esquerdinha querem catraca livre e ao mesmo tempo não querem pagar impostos. Isso prova o quanto eles tem uma formação política de péssima qualidade. Alguém tem que pagar essa conta, então cada um que pague sua passagem para que seja viabilizada a redução da carga tributária. Esses funcionários do metrô querem salários astronômicos, não tem como juntar catraca livre com maiores salários, a não ser que você esteja numa economia planificada, onde existe falta de itens básicos inerentes à sobrevivência do homem moderno, muito talvez esse tipo de economia funcionasse há mais de 1000 anos.
Está mais do que obvio que isso não passa de questão política. Quer ganhar bem? Faça por merecer. E aqui no Brasil está cheio de pessoas que não querem esse esquerdismo e que estão dispostas a combatê-lo com vigor.
Concordo, Guilherme! Chega de esquerdista. Onde já se viu que greve é a melhor atitude para entrar em acordo com o Governo? Daí quem se ferra é o cidadão? Nada disso! Chega de greve, façam manifestações, mudem de emprego, faça o que quiserem que não interfira na vida dos cidadãos. Onde já se viu, deixar a cidade um caos pra ganhar melhor, pra comer o que? Temaki? Comida japonesa ne, querem luxo. Ah vá!
Fazer manifestação sem interferir no trânsito. A questão é, causar caos. Não vejo isso como uma forma de fazer justiça.
Guilherme, acho que você está um pouco confuso quando fala desses “esquerdinhas” e de suas propostas. Quem disse que as pessoas de esquerda não querem pagar impostos? Isso é absurdo, cara. O grande foco dos protestos é o que é feito com esses impostos, como ele é distribuído e não a defesa de seu fim. A catraca livre seria possível com o dinheiro de impostos e algumas reavaliações de prioridades de prefeitura. Mas, o que os funcionários propuseram agora não foi uma catraca livre eterna, e sim algo temporário que permitiria eles a continuarem servindo a população enquanto negociam com o governo sobre seus direitos trabalhistas. O transporte iria continuar funcionando, mas ninguém lucraria com isso, então, teoricamente, teriam que achar uma solução mais rápida para um acordo. E você me diz que eles estão pedindo salários astronômicos? Cara, dá uma pesquisada direito no que você falou e me diz se eles não querem apenas um salário digno.
Última coisa: o fato de você começar seu texto com “tem que bater mesmo” já prova que, na verdade, a sua formação política é que é de péssima qualidade. PM usando abuso de poder desse jeito, sem sentido nenhum essa agressividade e esse pensamento Neandertal.
Grevistas, estou com vocês.
funcionário público descontente vai trabalhar no capital privado e não presta concurso… apoio greve de quem é terceirizado… funcionário público quando presta concurso dá a palavra que não vai deixar o povo na mão e é função prestar serviço….
Em que planeta vc vive, Henrique? ><
O mais incrivel eh q os rostos dos policiais que fizeram isso aparecem no video e ngm faz nada. Se quiserem agredir um trabalhador, pelo menos q sejam justos e vao sem armas e armaduras… quero ver se sao tao homens e cheios de autoridades sem esses apetrechos!
Trabalhador?
Só vi um bando de vagabundos no vídeo. Todos querendo forçar os trabalhadores de verdade a não trabalhar. Querem 12% de aumento? O trabalho deles vai render 12% mais? Vai ter 12% de melhoria na qualidade de atendimento deles? TEM QUE METER BALA NESTES VAGABUNDOS DA BANDEIRA VERMELHA!
Não estão permitindo que o serviço essencial para população seja feito, a policia ta certa, tem que descer o cacete, vão trabalhar, bando de preguiçosos.
Esse comentário falando sobre “carga tributária” foi hilário, sério mesmo. A greve é um ato de direito e quando ocorre, é porque aquele que se sente oprimido quer negar as suas forças produtivas para a mais-valia da burguesia. Dessa forma, com catraca livre, prejudica apenas o opressor, e não o trabalhador. Não há bônus sem ônus, e se alguem acredita que as leis e seus direitos trabalhistas simplesmente caíram do céu, lei livros de história. Assim, verá que foi graças as greves do início do século passado, através dos movimentos anarco sindicalistas, que os direitos mais básicos do trabalhador, como jornada de trabalho de 8 horas, férias remuneradas e etc, foram criadas… Ou você achou que surgiram por pura “bondade” do coração de Vargas? Hehehehehe
Estou absolutamente chocada com os comentários acima. Quer um Brasil melhor, mas é contra movimentos paradistas. E mais, greve é um direito do trabalhador, ainda mais desses que passam dias e horas sob pressão e, ao descobrirem que só, digo só porque tenho certeza que foi bem mais, 4 BILHÕES de reais foram desviados das reformas do metrô e eles, continuam trabalhando em condições extremas, sem melhorias, eles precisam lutar, sim. Só há uma maneira de lutar nesse caso: reivindicando melhores salários; assim, vão perceber que não é só questão de aumento, mas também de rever os conceitos de segurança e qualidade dos trens e estações. Vocês deveriam lutar ao lado deles.
E tem mais, a greve de serviços essenciais é assegurada pelo Ministério contanto que não se paralise tudo. Como vocês podem ver, não está tudo parado. Mais da metade da frota de trens está operando normalmente! Parem de falar besteira e apoiem esses trabalhadores. Aliás, vão a luta por um país melhor, com uma educação melhor.
Obrigada!
Aposto que todos que comentaram pra descer o cacete ou vão trabalhar de carro ou nem trabalham, bando de comodistas.
Os funcionários estão com a razão. Enquanto políticos nadam na grana eles recebem salários miseráveis. São poucas as chances de forçar o estado a pagar um salário digno e a Copa é um momento bom pra deixar o estado acuado, se sentindo obrigado a resolver logo a situação. Nossa policia é criminosa, varias organizações internacionais já atestaram isso, inclusive a ONU, mas alguns brasileiros, dito “povo pacífico”, são adeptos da violência, defendendo essa atitude da policia e tomando decisões tão extremas como essa no dia-a-dia. O brasileiro esta longe de ser aquele cara tranquilo, que a gente faz questão de pintar na gringa!!!
A greve é legal, prevista na Constituição Federal. O problema é que estavam em um espaço publico, causando transtornos e isso da legitimidade para o Estado (FDP) agir. A PM é um braço do Estado, logo, age em nome dele para tentar atender à maioria, porem, vejo uma grande imparcialidade ao se noticiar o fato. Não existe desocupação pacifica e pasmem, não é por culpa da PM. Sempre tem mais esquentado que certamente vai resistir. Nota – se no vídeo, a passagem de um pé fantasma que acerta o escudo do PM, e ai sim ouve – se o tiro. Não adianta fazer greve agora e comparecer às urnas em outubro, sob o discurso de que o PT ferrou o Brasil. Lembrem – se de que não foi o PT quem criou o Bolsa – Familia (Bolsa escola do PSDB), mas também não foi o PT quem inventou a corrupção (Zélia Cardoso de Mello, Fernando color, PC Farias, Antônio Carlos Magalhaes, José Sarney, ETC….)
metroviarios deveriam ter direito como policiais militares não ter o direito a contestar nada o governo não foi buscar ninguem em casa para trabalhar.Quando prestaram concurso ja sabiam como as coisas funcionam.
Deveria colocar todos na rua e deixar quem realmemte precisa trabalhar e quer trabalhar. Sem contar e´uma das poucas classe que ganham bem nesse país, como uma classe pode prejudicar toda uma população so aqui mesmo. Se o serviço é extressante enfermeiro motorista caixa muitas profissioes são .tudo que se lida com ser humano é extressante , espero que esse sindicato seja multado e muito bem multado e que o governo não seja tão tolerente mesmo com a copa ai ,que tem muita gente tirando proveito disso . A pena é que a nossa copa tão esperada caiu em um ano eleitoral onde todos querem tudo mas ela vai passar.