Home»REGIÃO»Capital»Imigrantes pedem direito ao voto

Imigrantes pedem direito ao voto

Brasil é o único país da América do Sul que não reconhece esse direito

Por Redação 

O Brasil é o único país da América do Sul que não reconhece aos imigrantes o direito ao voto. Por isso, o Fórum Social pelos Direitos Humanos e Integração dos Migrantes no Brasil realiza neste domingo (30), às 16h, um ato público. O protesto acontecerá na Praça das Artes, centro de São Paulo, e lançará a campanha “Aqui Vivo, Aqui Voto” – Pelos Direitos Políticos dos Imigrantes.

Entretanto, os imigrantes não pedem apenas o poder do voto. Para serem realmente inseridos no cenário político brasileiro, eles também precisam ter o direito de serem votados. Diversos movimentos sociais, entidades, centrais sindicais e associações que atuam em defesa dos direitos dos imigrantes estarão reunidos no ato. Das 10h às 16h, haverá coleta de abaixo-assinado na praça para buscar o apoio da sociedade civil.

Simultaneamente, haverá uma inédita votação para a eleição de imigrantes candidatos ao Conselho Participativo das Subprefeituras de São Paulo. O Fórum considera o fato um avanço nessa luta. Mas, para avançar ainda mais, defende a aprovação da PEC 347 (Proposta de Emenda Constitucional). O projeto foi apresentado na Câmara Federal em 2013 por Carlos Zarattini (PT-SP) e prevê a possibilidade de imigrantes votarem e serem votados no Brasil.

Caso o direito seja conquistado, os dois milhões de imigrantes que vivem no Brasil deixarão de ser invisíveis pela classe política e pelos governantes. As pautas e propostas de políticas sociais voltadas a esse povo poderão ser finalmente levadas adiante. Em maio, várias dessas propostas serão levadas para a Comigrar (Conferência Nacional de Migração e Refúgio).

Comentários

Comentários

  • ONG. INTERCÂMBIO CULTURAL CHILE-BRASIL

    NO CHILE DEVE SER NACIONALIZAR TODO EMIGRANTE QUE DESEA POSTULAR A UM CARGO POLITICO , COMO NO BRASIL ,NO PERU FIJIMORI ERA NACIONALIZADO ANTES DE SER CANDIDATO É PRESIDENTE DO PERU, NO BRASIL O É DIFERENTE EXIGIR O MINIMO DE ORDÉM Y RESPEITO PELA SUA SEGURANÇA PÚBLICA EM NÃO PERMITIREM QUE EMIGRANTES VENHÃO A DITAR AS DIRETRICEZ DAS POLITICA NACIONAL E SOBERANA DO BRASIL! OU POR ACASO NO BRASIL NÃO EXISTE NUMERO SUFICIENTE DE POLITICOS E CIUDADANOS NATIVOS QUE TEM ESTE DIREITO DE TER PRESERVADA SUA SOBERANIA POLITICA E NÃO VER QUE AMANHA SEJA CREADO O PARTIDO DOS EMIGRANTES E CHEGUEM A ESCOLHER SEU PROPIO PRESIDENTE DO BRASIL EMIGRANTE?? ALI TERIMNÃO DE DESTRUIREM E ROBAR O QUE RESTA DE RIQUESAS DE ESTA NAÇÃO GENEROSA MAS SOBERANA NA SUA BRASILIDADE E MUITO MAIS HONESTO E DIPLOMATICO QUE TODO EMIGRANTE SEJA RADICADO E INTEGRADO AS POLITICAS NACIONAES COMO UM CIDADÃO RADICADO MAS NÃO NACIONALISADO COM DIREITO IGUAES QUE OS BRASILEIRO ! NÃO CONFUNDA TURISTA QUE CHEGA A FACER O PÊ DE MEIA E TEM COMO OBEJTIVO VOLTAR A SEU PAÍS , VOTAR POR IMPULSO OU POR ALGUN FAVOR DEL CADIDATO EMIGRANTE? ES MUY FACIL TIRAR EL VOTO DE UM CIUDADANO EN DIFICULTADES ECONOMICA E LLENO DE MELANCOLIAS E CHEGA UM POLITICO A OFRECER E PROMETER MILAGRES E MUITA IRRESPONSABILIDAD E DESRESPEITO A LA CONSTITUÇÃO BRASILEIRA ,, DEIXAR SEU DESTINOS POLITICOS A SORTE DE EXTRAJEIROS COM VISTO DE ESTADIA OU RADICADOS NO BRASIL NUMCVA VAI TER ESTE COMPROMISSO CIVICO DE SER ESTA SUA PATRIA AMADA BRASIL,, A SER RESPEITADA POR TODO GRINGO EM TRANSITO OU QUE VENHA DISFRAZADO A SE IFULTRAR NA POLITICA NACIONAL E DESTINOS DE UM PAIS SOBERANO,,QUE TEM BRASILEIROS SOBRANDO PARA ADMNISTRALHO SEM SE IFILTRAR POLITICOS EXTRAJEIROS!!SO DA MERDA GUERRA CIVIL, DITADRAS , MORTES ,TORTURA, ESPIONAJE Y CORRUPCIÓN GENERALIZADA Y OFICIALIZADA AO DAR UM PODER INDEVIDO A GRINGOS Y EXTRAJEIROS SE APODERAR DO BRASIL,,

Famílias oficializam denúncia de violência na Fundação Casa

TCE vai investigar Robson Marinho