Home»REGIÃO»Capital»Haddad apresenta propostas para o Plano Nacional de Mobilidade em São Paulo

Haddad apresenta propostas para o Plano Nacional de Mobilidade em São Paulo

Prefeito defendeu um regime de licenciamento ambiental diferenciado para o transporte público e a desburocratização das desapropriações

Da Redação

Prefeito afirmou que todos os 260km de novos corredores de ônibus da capital paulista estarão contratados até 2014 (Foto: LeoMSantos / Wikimedia Commons)

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), apresentou nesta segunda-feira (8), no Ministério do Planejamento, suas propostas para melhorar a mobilidade urbana na capital paulista e facilitar a implantação do Plano Nacional de Mobilidade na cidade.

O prefeito esteve em Brasília nesta segunda-feira, juntamente com o governador Geraldo Alckmin, para discutir o repasse de verbas do PAC da mobilidade para São Paulo e região metropolitana.

Haddad fez duas propostas. A primeira consiste em um regime diferenciado de licenciamento ambiental para o transporte público. “Em outros países funciona assim para metrô, ônibus, monotrilho, ferrovias urbanas e corredores de ônibus. O benefício do transporte público supera a eventual emissão de gases por veículos particulares”, disse o prefeito.

O prefeito defendeu também a desburocratização do processo para a desapropriação de imóveis para dar maior agilidade, principalmente, na construção dos corredores para o transporte público. “É fundamental atualizar o decreto para ganhar agilidade; desta forma, as cidades se apropriam da valorização inerente às melhorias”, afirmou.

Haddad aproveitou a ocasião para anunciar, em audiência com a ministra Miriam Belchior, do Planejamento, e com o ministro Aguinaldo Ribeiro, das Cidades, que pretende iniciar o processo de construção de 230Km de corredores exclusivos para ônibus em São Paulo.

Segundo o prefeito, 150Km serão entregues até 2016, dos quais 66km já estão licitados e 30km serão licitados nesta semana. O restante, de acordo com Haddad, já possui projeto funcional apresentado e devem ser licitados entre setembro e outubro. “Todas as obras estarão contratadas no início de 2014”, esclareceu o prefeito.

Comentários

Comentários

Manifestação questiona monopólio da mídia nesta quinta-feira, 11, em frente à Globo

A quem interessava sumir com processo da Globo? Por que Ministério Público não deu publicidade ao caso?