controlar

Devolução da taxa de inspeção veicular já pode ser solicitada

Capital, Geral 92 Comentários 5033

Proprietários de veículos aprovados que estejam em dia com o licenciamento, IPVA e sem débitos com o município podem requerer a devolução

Da Redação

Está em funcionamento o site (https://www3.prefeitura.sp.gov.br/devolucao/) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo para que os proprietários de veículos que realizaram a inspeção veicular este ano solicitem a devolução da taxa de R$ 47,44.

Podem pedir a restituição da taxa os proprietários de veículos aprovados na inspeção, que estejam em dia com o licenciamento, IPVA e não tenha débitos com o município. Para receber a taxa é necessário acessar o site de devolução, e fazer um cadastro que solicita o certificado de aprovação na inspeção veicula, o Renavam e a placa do veículo.

O pagamento pode ser feito através de uma conta bancária que esteja no nome do proprietário ou, no caso deste não possuir uma conta, o valor será pago através de uma ordem de pagamento, que pode ser retirada em qualquer agência.

As regras para o ressarcimento foram estabelecidas através de um decreto do prefeito Fernando Haddad (PT) publicado neste sábado, 15, no Diário Oficial de São Paulo. O decreto estabelece ainda outras mudanças na inspeção veicular, como a nova periodicidade de dois anos em dois anos para veículos a gasolina. Motos e carros novos só passarão pela inspeção após o quarto ano de fabricação.

Além disso, a partir de 2014 a taxa não será cobrada na primeira inspeção e o serviço será realizado por oficinas credenciadas pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

(Foto de capa: Divulgação / Controlar)

Comentários

Comentários

92 Comments

  1. wagner galhardo 21/06/2013 at 13:05

    eu não só proprietario mais paguei a taxa com minha conta pessoal como faz

    • edmundo 14/08/2013 at 11:27

      Já efetuei a solicitação de devolução da taxa da inspeção do controlar no dia 05.08.2013 no entanto até a presente data 11.08.2013 não efetuado nenhum crédito em minha conta corrente. O que dev4 fazer?

  2. LAERCIO 27/06/2013 at 11:23

    TENHO UMA OFICINA NA MOOCA GOSTARIA DE SABER COMO SE CREDENCIAR TENHO CURSOS TANTO DA OFICINA COMO PESSOAL DA CONTROLAR

  3. Cloder Rivas Martos 01/07/2013 at 17:24

    Preciso saber como ter o número da aprovação do veículo na controlar para pedir devolução.
    Cloder Rivas martos
    E-mail closir@ig.com.br

    • Ester Diniz 23/07/2013 at 11:03

      O número está no canhoto que te deram no ato da inspeção. Mas, se vc tiver jogado fora, complicou.

    • roberto 09/08/2013 at 11:27

      O numero consta no selo afixado no vidro do carro

    • Cicero 23/08/2013 at 16:13

      E o numero que vem naquele protocolo que lhe entregam quando aprovado., é so cadastrar com aquele numero de aprovação.

    • vitorio ogawa 06/09/2013 at 12:49

      Veja o certificado que recebeu após aprovado pela controlar. PS, não pode ter multa na Prefeitura.

  4. dartaina 01/07/2013 at 19:55

    Sou proprietária do veículo, mas o vendi em janeiro de 2013, portanto não tenho o nº de certificado de aprovação, como posso pedir o ressarcimento ???, tenho os dados porém nenhum certificado !, agradeço, e aguardo resposta.

    • Ester Diniz 23/07/2013 at 11:01

      Se vc vendeu o veículo em janeiro, quem fez a inspeção foi o novo proprietário logo, é ele quem irá receber a devolução do valor pago. Agora, se vc está se referindo ao valor pago na inspeção de 2012, esqueça, a prefeitura só está devolvendo o valor pago da inspeção feita em 2013.

  5. Renilda 04/07/2013 at 10:59

    já preenchi o formulário solicitando a devolução da taxa e, após 20 dias ainda não recebi nada!!!

  6. Eliana Villalobos 04/07/2013 at 12:36

    eu fiz a inspeçao o veiculo foi aprovado e no site da prefeitura diz que para aquele veiculo nao foi feita inspeçao. Que zona é essa???

    • Jorge Navarro 18/07/2013 at 22:58

      O SIVERGONHICE DO PT COM HADDADD A CABEÇA….PROMETEU UMA COISA E SAIU COM OUTRA !!! TODOS SÃO UNS POLITIQUEIROS. O ÚNICO QUE DESEJAM E ENCHER O BOLSO DELES E SUAS FAMILIAS…O POVO SERVE SOMENTE COMO PANO DE FUNDO…

  7. Manoel Luiz Pereira 11/07/2013 at 16:36

    Já efetuei a solicitação de devolução da taxa da inspeção do controlar no dia 18.06.2013 no entanto até a presente data 11.07.2013 não efetuado nenhum crédito em minha conta corrente. O que devo fazer?

    • leandro martir 08/08/2013 at 09:34

      faz a pesquisa no site, pois o meu deu indeferido e eles solicitaram que eu fizesse novamente o pedido!!! mas o detalhe é o exercicio do controlar so pode ser de 2008 e 2009!

      • Rose Angela 09/09/2013 at 21:03

        Como assim? quer dizer que o exercício 2013 não tem devolução?
        Não entendi … nossa que palhaçadaaa

        • LUIZ WAGNER 16/10/2013 at 19:08

          TEM SIM DEVOLUÇÃO, E DIA 30 DE FEVEIRO DE 2014

  8. Leonildo jose da silava 15/07/2013 at 19:50

    Já efetuei a solicitação de devolução da
    taxa da inspeção do controlar no entanto até a presente data
    15.07.2013 não efetuado nenhum crédito em minha conta corrente. O que devo
    fazer?

  9. Paulo Gomes 17/07/2013 at 08:36

    Estou com toda documentação em dia, IPVA, Licenciamento, Inspeção veicular aprovada 2013 e ao solicitar a devolução da taxa da Inspeção, aparece um comunicado dizendo que o meu veículo não passou pela inspeção!!!!???? Como pode ser isso??? O que fazer??
    Paulo Gomes

  10. elioramon 17/07/2013 at 10:53

    Pedi meu reembolso há 1 mes e até agora nada do pagamento…essa prefeitura do PT…

  11. Sandro 18/07/2013 at 10:22

    A taxa não deve ser cobrada, pois o Haddad prometeu não cobrar na campanha dele vocês lembram, agora é a hora do povo sair nas ruas para lembra-lo, acho que ele esqueceu disso.

  12. gilmar 22/07/2013 at 11:22

    como fazer para ser uma oficina credenciada da controlar

  13. sergio settimio 22/07/2013 at 13:10

    ..ISTO E BRINCADEIRA MAIS UMA DOS POLITICOS DO PT PARA ENGANAR O POVO,,,,PARA RECEBER E MUIOT RAPIDO UMA FOLHA E PRONTO MAISSSSS PARA RECEBER SÃO MUIOTS FORMULARIOS,,,,,,MAIS TENHO PACIENCIA

  14. AFONSO ROBERTO DE CARVALHO 22/07/2013 at 13:18

    ja fiz tambem o cadastro para receber a devoluçao da taxa da controlar inseri o numero da conta corrente e ate hoje nao recebi o valor da taxa como fazer nesse causo?

  15. Ester Diniz 23/07/2013 at 11:02

    No caso de o proprietário do veículo não possuir uma conta, o valor será pago através de uma ordem de pagamento, que pode ser retirada em qualquer agência.

  16. Liamar 23/07/2013 at 20:11

    Sensacional ! Quando se entra no site acima citado, eis que aparece servidor com erro, não é possível acessar no momento. Na hora de fazermos a inspeção, o pagamento, tudo dá certinho, tudo organizado para receber nosso dinheiro, mas na hora de sermos restituídos, é essa bagunça, desorganização, falta de respeito e consideração. O culpado somos nós, que não nos damos ao respeito, não exigimos nossos direitos da mesma forma que cumprimos com os nossos inúmeros deveres.

  17. flavio teixeira 25/07/2013 at 17:12

    tbm ja efetuei a solicitaçao ha mais de um mes e ainda hj,25/07/2013 nao recebi nada de volta, mas na hora de pagar o controlar tem que ser dinheiro no ato…

  18. Sergio 06/08/2013 at 00:05

    Ja preenchi o formulário solicitando a devolução da taxa, e até agora não foi depositado.
    Gostaria de saber qual a previsão da devolução.

  19. flavio silva 06/08/2013 at 12:00

    eu recebi deste ano 2013 mas no de 2010 2011 2012 nao recebi sendo que solicitei o reembolso

  20. Raul Rigo 07/08/2013 at 22:48

    O que vai acontecer, não vão devolver mas vai ficar como credito para o próximo ano.
    É só aguardar a prefeitura vai alegar que não tem verba……

  21. Cirilo dos Santos Silva 07/08/2013 at 23:29

    já estou cançado com essa tal de Controlar
    quando é para pagar é rapidinho
    quande é para devolver é só buracracia
    assim ninguem aguenta pô…

  22. leandro martir 08/08/2013 at 09:22

    Efetue o controlar dos meus dois veiculos, os dois foi aprovado na primeira. Fiz o cadastro para devolução da taxa paga e hj fui pesquisar e a informação que aparece é que os dados estao errados, solicitou que eu fizesse novamente a solicitação mas dá erro no ano de exercicio de 2013

  23. valmir 08/08/2013 at 15:24

    Site vive com problemas, como vamos pedir a restituição???

  24. CARLOS SANTINI JR.NEIDE 10/08/2013 at 08:05

    JÁ FAZ UM MES OU MAIS QUE PEDI A DEVOLUÇÃO, E ATÉ AGÓRA NÃO RECEBI !!!! NA MINHA CONTA BANCÁRIA , ATÉ QUANDO ?

  25. valdemir 13/08/2013 at 08:27

    valdemir ferreira dourado
    ja efetuei a solicitaçao da taxa ja faz 2 meses e ate agora nada de devoluçao oque fazer

  26. DOGIVAL ALVES DA SILVA 13/08/2013 at 20:27

    O prefeito Fernando Haddad não respeitou o PT e nem o presidente Lula que colocou na prefeitura de São Paulo,eu como petista des de 1998 sempre votei no PT e hoje me sinto envergonhado por ter votado no PT para prefeito de São Paulo.Hoje eu não votaria mais.

  27. Alexandre Padrão 13/08/2013 at 22:25

    O mesmo acontece comigo, paguei, fiz e passei, pedi a restituição e também nada, jpa mais de 20 dias. Esse caras são bons para cobrar, mais para pagar só deus sabe. Essa é a Adm. “PT”. São bons de palanque.

  28. NILZA GONÇALVES RIZZI 14/08/2013 at 10:06

    FAZ MESES QUE SOLICITEI E AINDA NÃO RECEBI A DEVOLUÇÃO !!!

  29. robson mota oliveira 14/08/2013 at 16:35

    olar boa tarde,como faço para ser restituido da taxa da inspeção veicular

  30. Galdino 16/08/2013 at 08:22

    R$ 47,44 este crédito não pode ser usado na próxima inspeção veicular ?

  31. Ricardo 17/08/2013 at 15:22

    Fiz minha parte. Paguei, fiz a inspeção há mais de 1 mês. Cadastrei o reembolso e nada. Só diz no site que está tudo verificado corretamente e para aguardar mais informações sobre a devolução. Quero saber se existe prazo legal para devolução e se vem acrescida da correção monetária e possível multa de mora. Afinal, se fosse eu a atrasar pagamento teria que pagar todos os encargos e multa. Governo PT governando para o povo…piada.

  32. José Luiz de Santana 20/08/2013 at 12:00

    é muito bom para o meio ambiente ar mais puro.

  33. Rodrigo Cadete 21/08/2013 at 12:11

    Solicitei o reembolso já faz 4 meses e até agora nada !! Já enviei 2 e-mail para aquele fale conosco e ninguém retorna. Liguei no controlar e pedem para ligar no 156. Ligo no 156 e passa outro número e dizem que não é com eles. Este número só dá ocupado. Na hora de pagar é tudo perfeito e rápido, na hora de receber é um inferno, ninguém sabe nada, joga pro outro. Isso é Brasil mesmo, se eu pudesse mudava de país.

  34. cesar 21/08/2013 at 12:13

    Pessoal eu acho que teremos que acionar a CONTROLAR no PROCON porque até o momento não fizeram a devolução da taxa, em 2011, me avisaram que eu teria um desconto no IPVA, em relação a taxa, e isso também não aconteceu.

  35. maria jose 21/08/2013 at 16:36

    solicitei a taxa ha mais de um mês ate hj não caiu na minha conta

    Maria José

  36. aristides godas junior 22/08/2013 at 17:06

    pedi a restituiçao de varios veiculos de minha no mes 06/2013 e ate o momento na veio nada como devo proceder

  37. Mariana angelini 23/08/2013 at 13:41

    Não o numero do certificado de aprovação onde fica?
    , nao tenho o numero como faço pra saber???????????????????????

  38. HAROLDO KISILEWICZ 23/08/2013 at 16:50

    Afinal por quanto tempo temos que aguardar para ter creditado em conta corrente a devolução da taxa paga a Conbtrolar? Desde julho até agora nada!!!! que devo fazer?

    • HAROLDO KISILEWICZ 02/09/2013 at 09:22

      Devo fazer nova solicitação da tarifa?

  39. ronald rocha 24/08/2013 at 14:01

    fiz a inspeção do meu carro e ele passou sem problema, e cadê a restituição? prefeito não votei em vossa senhoria desta formar na próxima eleição posso não o único a não votar em vossa senhoria novamente.

  40. ROGERIO Santana 26/08/2013 at 16:16

    Já efetuei a solicitação de devolução da taxa da inspeção do controlar no dia 31/07/2013 no entanto até a presente data 26.08.2013 não efetuado nenhum crédito em minha conta corrente. O que devo fazer?

  41. EDSON FRANK 27/08/2013 at 15:10

    OPA BOA TARDE EU FUI NO SITE E CONSEGUI FAZER O CADASTRO PARA SER RESSARCIDO O CONTROLAR, PODERIAM TIRAR UMA DUVIDA QUAL OS BANCOS PARA RETIRAR O DINHEIRO???

  42. Alberto 29/08/2013 at 16:55

    Isso é uma pouca vergonha !!!porque gente precisa solicitar a devolução ? isso ai voces não controlam ?

  43. Alberto 29/08/2013 at 16:58

    Cade que o tal prefeito disse acabar com essa pouca vergonha !!

  44. Mauricio Abrão 02/09/2013 at 16:47

    Meu Carro foi roubado mês passado. O Documento estava junto. Tem alguma outra forma de descobrir o nro do certificado de aprovação na inspeção sem o selo ou comprovante???
    Obrigado!

  45. claudio pereira 03/09/2013 at 11:18

    quanto tempo vou ter meu dinheiro de volta ? fui aprovado ja fiz a solicitaçao ate agora nada!!!!!!!

  46. Edileide de souza 03/09/2013 at 11:26

    Meu veiculo foi aprovado,fiz p pedido da restituição dia 04/07,até hoje dia 03/09 nada de reembolso,isso é vergonhoso!!!!falta de respeito!!!

  47. ivanildo tavares de souza 03/09/2013 at 13:04

    não consigo entrar na referida pagina, o que fazer?

  48. ivanildo tavares de souza 03/09/2013 at 13:11

    alguém já tentou reclame aqui ou Celso na TV RECORD? esse site e fantasma.

  49. ivanildo tavares de souza 03/09/2013 at 13:13

    porque no México e de graça?

  50. Mara Paschoalini 03/09/2013 at 17:08

    Solicitei a restituição da taxa ref. ano de 2013 no dia 27 de junho/13 e até o momento não recebi e não tenho nenhuma explicação. Pedi para depositarem na C/C de minha esposa pois não tenho conta bancaria em meu nome. Podem me dar algum retorno? Enviem resposta para o email marapaschoalini@yahoo.com.br

    Certificado de aprvação nbr 5031300893691

  51. Edna Mazzoni 04/09/2013 at 19:09

    Qual prazo para devolução com quem posso estar falando é meu direito receber meu dinheiro de volta na prefeitura 156 não sabe informar já recebi em casa o documento do lincenciamento. Não localizei a devolução na minha conta ainda.

  52. DOGIVAL ALVES DA SILVA 04/09/2013 at 19:36

    mão consigo resgatar a taxa da espesão veicular por que e tão deficio resgata

  53. Edna Mazzoni 05/09/2013 at 20:31

    Sr. Prefeito a devolução da taxa controlar não está sendo feita,favor verificar o que está ocorrendo.

  54. Fernando Martins Noronha 09/09/2013 at 11:18

    O link para solicitação da restituição, não funciona; funciona apenas para efetuar o pagamento da taxa. Mais uma vez, nos fizeram de palhaços!!!

  55. roberto 10/09/2013 at 09:39

    num vai devolver pra q prometeu prefeito

  56. claudio pereira 11/09/2013 at 08:17

    ja tem um mes, quero saber q dia vou receber meu dinheiro de volta.
    fiz minha parte agora vcs fazem a sua.

  57. Edna Mazzoni 11/09/2013 at 18:45

    Liquei no 156 e me informaram que não tem previsão para devolução da taxa e não podem passar mais informações . Qual a data prevista para a devolução já paguei mais de um mes.

  58. walter 16/09/2013 at 18:31

    porque dificultam para restituir, como pego meu dinheiro de volta aqui falta um lugar certo e simplificado para devolução .

  59. Ari 16/09/2013 at 21:14

    Brincadeira se passa do prazo da inspeçao nos nao podemos licenciar
    nosso veiculo e ficamos a merce de voces que nao ve a hora de meter
    a mao no nosso dinheiro. agora para devolver aquilo que e nosso por
    direito fica esta enrolaçao e dizem

    que estao verificando a situaçao, situaçao
    de que? meu veiculo passou de primeira super abaixo da exigencia de
    voces e agora ? isto e uma palhaçada!

  60. Ari 16/09/2013 at 21:21

    O negocio é o seguinte a população deveria fazer também uma manifestação
    para acabar com este controlar que não esta levando a nada! Porque entram veículos
    de outros municípios não e nem de outro estado é município mesmo e poluem a
    vontade e quem paga por isto somos nos que moramos em de são Paulo! SP. isto é
    uma vergonha!

  61. Raphael Baptista 17/09/2013 at 14:47

    ALGUÉM PODE ME AJUDAR? PERDI O Nº DE MEU CERTF. DE APROVAÇÃO
    2013

  62. Raphael Baptista 17/09/2013 at 14:48

    ABAIXO A PETEZADA SEM-VERGONHA

  63. Ismael Mancini 18/09/2013 at 16:32

    QUAL O PRAZO PRA DEVOLUÇÃO DA TAXA DE INSPEÇÃO DA CONTROLAR 2013..?

  64. Joziran Barreto 18/09/2013 at 19:25

    prefeito só os carros da capital polui os carros que vem de outros municipio não polui essa secretaria do verde ainda entrega um folheto que o ar ta melhorando acho que vcs deveria ser comediantes ou fazer o certo inspeção em todo brasil pois a maioria passa aqui na capital

  65. Beatriz 19/09/2013 at 14:23

    Carammmba!!!! depois de ler todos esses comentários, Eu que ainda nem preenchi formulário nenhum, será que devo fazer??? passar nervoso com um monte de erros, de disse e não disse, acho melhor nem tentar, não estou afins de ficar nervosa.
    Bia

  66. Roberto Barrio Lopes 20/09/2013 at 10:39

    solicitei a devolução da taxa após 0 pagamento em 08.04.13 e até esta data não foi creditado em minha conta. 20/09/13

  67. Edna Mazzoni 21/09/2013 at 21:00

    Quando será feita a devolução será que devo marcar um horário com o prefeito

  68. Edna Mazzoni 21/09/2013 at 21:01

    Devo agendar com o prefeito para receber a devolução da taxa da inspeção 2013

  69. LCE 23/09/2013 at 22:04

    ESTE SITE E UMA MENTIRA QUANDO ELE PEDE PARA COLOCAR AS LETRAS DE CERTIFICAÇÃO EM LETRAS MAISCULAS ACEITA MESMO ASSIM DA ERRO E AI ENVIA UMA MENSAGEM PEDINDO QUE DIGITE EM LETRA MAIUSCULA MAIS NAO COMPLETA O CADASTRO A PREFEITURA DE SAO PAULO JA VIROU UM PIADA PARA O MUNDO

  70. Alan 24/09/2013 at 13:45

    Olá boa tarde meu nome é Alan Williams, eu paguei pela primeira vez a inspeçao veicular mas meu carro nao foi inspecionado pois tinha placa de outra cidade, depois coloquei a placa em meu nome e agendei novamente a inspeçao. No quesito de poluição meu carro passou depois falaram q fui escolhido aleatoriamente para fazer o teste de ruídos e meu carro nao passou meu carro é um polo 1.6 flex, tenho tbm um corsa e nao precisou fazer esse teste de ruídos após ser reprovado me disseram q terei q pagar mais R$ 47,44 para uma nova inspeção. O problema é, eu serei ressarcido dos dois valores pagos ???
    Ficarei grato de poderem me responder.
    Meu email é dogaoalan@bol.com.br
    Desde ja agradeço…

  71. GABRIELA 25/09/2013 at 08:56

    DUVIDA PROPRIETARIO DO MEU CARRO QUE É MEU IRMAOO SÓ TEM CONTA POUPANÇA COMO QUE FAÇO ? GABI

  72. Edna Mazzoni 26/09/2013 at 21:23

    Além da conta bancária onde posso verificar quando foi feito o crédito da taxa uma vez que não tenho pendências e já faz mais de 30 dias, Fico no aguardo.

  73. herminia prado godoy 15/10/2013 at 10:28

    já achei a resposta…quem pagou e ao fez a inspeção deve aguardar normatização……

  74. thiago 21/10/2013 at 12:22

    vamos reumir todo mundo para acabar com está palhaçada

  75. tadeu 21/10/2013 at 18:04

    não pode abater este valor do ipva do carro, não é mais fácil.

    tadeu

  76. jair 22/10/2013 at 08:50

    Bando de Ladroes! e Mentirosos!

  77. Edvaldo Araujo 24/10/2013 at 09:22

    atenção senhores q não recebero ainda a devolução do seu valor de 47,44 o prefeito não vai mais devolver motivo partido dos trobadinha precisa de arrecadação para o partido deles curti lasverga e hotel de luxo esses são um bando de bandido na prefeitua de todo o pais pt não podemos adimiti este tipo no brasil obrigado por ler

  78. Paulo 27/10/2013 at 16:22

    Pedi a restituição da taxa do Controlar no dia 19/10 e até hoje não depositaram na minha conta corrente. O pior é que você coloca o seu e-mail para que eles comuniquem o “Sucesso da Operação” e nem para isso eles servem… Tremendo descaso! Isso para não dizer coisa pior…

  79. Bruno 29/10/2013 at 14:21

    palhaçada…enganados mais uma vez…ESSE HADDAD É UM MENTIROSO, LADRÃO, SEM VERGONHA. VAMOS PRA A RUA GENTE. NÃO PODEMOS ACEITAR ISSO

  80. CÉSAR 29/03/2014 at 02:38

    Esse site da prefeitura nem existe,isso é uma farsa. enganando o povo.