Home»REGIÃO»Capital»Documentário conta história de luta pela reabertura do Cine Belas Artes

Documentário conta história de luta pela reabertura do Cine Belas Artes

Filme conta a história do cinema inaugurado em 1967 e fechado desde 2011

Por Igor Carvalho

Os protestos realizados pela retomada do Cine Belas Artes serão apresentados no documentário (Foto: Flickr/Fora do Eixo)

O documentário “Cine Belas Artes – Consolação, 2423” será lançado com uma exibição especial, no próximo sábado (27), às 17h30, no CEU Jaçanã. O filme retrata a luta dos frequentadores nos últimos dois anos, pela retomada do espaço.

Segundo o diretor Luan Cardoso, o documentário traz “um pouco da história do cinema, desde sua fundação, passando pela retomada em 2003, mas principalmente o recente embate pela reabertura do cinema.” O ponto de partida do filme é a fundação do Movimento pelo Belas Artes (MBA).

Recentemente, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo (Condephaat) decidiu pelo tombamento da fachada do prédio que abrigava o cinema, na esquina da rua Consolação com a avenida Paulista.

Para Cardoso, o tombamento, registrado no documentário, deixou “um sentimento de derrota”, já que não influenciou para a retomada das atividades do espaço. “O Condephat não entendeu que o Belas Artes precisava ser tombado integralmente não pela sua importância arquitetônica, mas pela sua importância histórica”, afirmou o diretor do documentário.

Cardoso, que faz parte do MBA, anunciou que o grupo está tentando diálogo com os governos federal, estadual e municipal, para pedir a desapropriação do imóvel. “O Belas Artes precisa voltar e com financiamento público, um espaço aberto à população.”

Serviço:

Local: CEU Jaçanã
Endereço:
 R. Antônio Cesar Neto, 105
Data:
 27 de abril
Horário: 17h30
Entrada: Gratuito
Contato: (11) 3397-3950

Comentários

Comentários

Trabalhadores da Saúde entram em greve a partir de 1º de maio

Lei permite trocar nome de ruas que homenageiam militares