Home»REGIÃO»Capital»Racionais MC’s é a primeira atração confirmada na Virada Cultural 2013

Racionais MC’s é a primeira atração confirmada na Virada Cultural 2013

Grupo de rap se apresentará no maior palco do evento, na Praça Júlio Prestes, no dia 19 de maio

Da Redação

Racionais MC’s está de volta a Virada Cultural após sete anos de ausência (Foto: Alex Carvalho / Flickr)

O grupo de rap Racionais MC’s é a primeira atração confirmada na Virada Cultural 2013. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 15, através do site oficial do evento. A Virada Cultural acontece nos dias 18 e 19 de maio. Os Racionais MC’s vão se paresentar no domingo (19 de maio), às 15h, no maior palco desta edição da Virada Cultural, instalado na Praça Júlio Prestes.

“A gente estava precisando disso. O povo nesse tempo todo pediu bastante, reclamou bastante a ausência dos Racionais. Ninguém entendia por que o rap não estava na Virada Cultural”, afirmou Eliane Dias, empresária dos Racionais MC’s e esposa de Mano Brown.

Inicialmente, a curadoria da Virada Cultural havia imaginado uma apresentação dos Racionais MC’s no Teatro Municipal, onde apresentariam o repertório dos seus três primeiros discos: Holocausto Urbano (1990), Escolha Seu Caminho (1992) e Raio X Brasil (1993). No entanto, Mano Brown recusou a ideia. “Ele acha que ainda não é o momento de apresentar os Racionais no Teatro Municipal”, explicou Eliane.

A última apresentação dos Racionais MC’s na Virada Cultural aconteceu em 2007. Durante o show ocorreu um tumulto entre a Polícia Militar e o público que assistia a apresentação. A PM, utilizando-se de bastante truculência, chegou a utilizar bombas de efeito moral e realizar disparos para o alto para conter a confusão. Depois deste episódio, o rap não voltou a programação da Virada Cultural.

Segundo o blog oficial da Virada Cultural, desde janeiro deste ano nomes do hip-hop como Dexter, Criolo e Emicida se apresentaram ao ar livre no centro da cidade, em ocasiões como o aniversário da cidade e eventos públicos absolutamente pacíficos.

“A volta dos Racionais acrescenta simbolismo à reconciliação em marcha, já que se trata do mais importante nome brasileiro do gênero – e um dos mais importantes da música brasileira contemporânea”, conclui o texto publicado no blog oficial da Virada Cultural 2013.

Comentários

Comentários

Grupos de teatro latino-americanos dividem palco em SP

Massacre do Carandiru: Fleury deve ser ouvido hoje