Arquivos do Deops são disponibilizados na Internet

Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo foi um dos mais importantes órgãos de repressão cultural e política durante a ditadura militar
Da Redação

Os arquivos do extinto Deops (Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo) foram disponibilizados para consulta pública nesta segunda-feira (1). Os documentos podem ser acessados através do site do Arquivo Público do Estado de São Paulo.
Criado em 1924, o Deops funcionou até 1983. O órgão tinha a missão de prevenir e reprimir delitos, considerados de ordem política e social, que atentassem contra a segurança do Estado de São Paulo. O Deops monitorava as atividades de pessoas e grupos considerados perigosos pelo governo paulista
O órgão foi instituído em função das mobilizações políticas no Brasil da década de 20, como greves trabalhistas, o surgimento do PCB (Partido Comunista do Brasil) e o movimento tenentista. Porém, o Deops ganhou maior notoriedade durante a ditadura militar, quando tornou-se um dos órgãos de repressão cultural e política mais atuantes do país.
Em parceria com o projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, a Associação dos Amigos do Arquivo Público de São Paulo digitalizou cerca de 1 milhão de páginas de documentação. Este processo demorou dois anos para ser finalizado ao custo de R$ 770 mil.
Com informações do Portal G1.