Home»REGIÃO»Capital»Rede Hora Certa começa com 90 mil exames em São Paulo

Rede Hora Certa começa com 90 mil exames em São Paulo

Programa para a redução das filas na rede municipal será focado inicialmente em exames da saúde da mulher

Da Redação

Rede Hora Certa foi uma das principais promessas de campanha de Fernando Haddad (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

Nesta quinta-feira, 27, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), anunciou o início das ações da Rede Hora Certa, uma das suas principais promessas de campanha. A primeira iniciativa do programa é uma ação para a redução de filas para exames femininos, como, por exemplo, ultrassonografia de mama, vaginal e mamografia. Serão realizados 90 mil exames.

“Nós herdamos 795 mil pessoas na fila do atendimento, ou à espera de uma consulta, ou à espera de um exame, ou à espera de uma cirurgia. Para que as filas comecem a diminuir, e  como é o mês das mulheres, nós vamos lançar uma iniciativa chamada ‘Ação Hora Certa’, que vai oferecer alguns exames para os quais as filas estão muito extensas. As mulheres serão convocadas por telefone, na ordem da espera”, disse o prefeito.

Outra iniciativa da Prefeitura para diminuir as filas nas unidades de saúde do município, já em funcionamento em fase piloto, é o sistema de consulta por chamada telefônica, para reduzir as faltas no atendimento, o que muitas vezes acaba aumentando ainda mais a fila de espera.

Segundo Haddad, o índice de não comparecimento às consultas hoje é de 25%, podendo chegar a 30% em algumas regiões. Para diminuir este problema, os pacientes com consultas marcadas na rede municipal serão contatados por telefone para confirmar o comparecimento. Caso o paciente cancele, não sofrerá prejuízos para realizar o reagendamento da consulta.

“Se você, cidadão, avisar antes que vai faltar, essa consulta vai ser remarcada sem prejuízo para você”, declarou o prefeito, que também pediu a colaboração da população para que o novo sistema diminua as filas na rede municipal de saúde.

Comentários

Comentários

Parelheiros terá primeiro hospital da gestão Haddad

Haddad anuncia 6 licitações de corredores de ônibus em São Paulo