Home»Sem categoria»Alckmin destina vagas da saúde mental para dependentes químicos

Alckmin destina vagas da saúde mental para dependentes químicos

No carnaval, Cratod recebeu  47  internações 

Por Igor Carvalho

Ao todo, 189 usuários já foram internados pelo Cratod

Na tarde da última quarta-feira (13), o governador Geraldo Alckmin anunciou que 185 leitos exclusivos para pacientes de saúde mental foram adaptados para atender aos dependentes químicos. A medida do governador já havia sido noticiada pelo SPressoSP.

O anúncio de Alckmin foi feito durante a inauguração de uma tenda que ficará ao lado do prédio do  Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), na Rua Prates, no Bom Retiro. A nova instalação atenderá familiares e usuários e servirá como um processo de triagem. Foram contratados 21 psiquiatras e cinco clínicos gerais para a nova área de atendimento.

Desde a criação do programa de internação involuntária adotada pelo governo do estado, que teve como sede o Cratod, foram internadas 189 pessoas, sendo que 47 delas durante os quatro dias de carnaval. Segundo o órgão, 90% das internações foram feitas com o consentimento do paciente, os demais, 10%, tiverem a concordância de familiares. Ao todo, foram realizados 1.203 atendimentos pela equipe do Catrod. Um estudo do governo do estado revela que 84% dos internados são homens e que apenas 5,5% são menores de idade.

Em entrevista ao SPressoSP, o psiquiatra Dartiu Xavier, professor da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e diretor do Proad (Programa de Orientação e Assistência a Dependentes), criticou a forma imediata de avaliação e decisão pela internação. “Não dá para avaliar de uma forma rápida. É um processo lento e complexo. Você só consegue avaliar rapidamente se o indivíduo está em situação de psicose, vendo coisas que não existem. Tirando esta situação, não tem cabimento.

 

Comentários

Comentários

Hemocentro do Hospital São Paulo precisa de doações de sangue

Livro #PoucasPalavras é lançado em sarau no Sesc São Carlos