Ibope e Datafolha mostram ampla vantagem de Haddad na disputa pela Prefeitura

Diferença no percentual de votos válidos chega a 20 pontos
Da Redação

As pesquisas Datafolha e Ibope, divulgadas nesta quarta-feira, 24, mostram uma significativa vantagem do candidato Fernando Haddad (PT) sobre o candidato José Serra (PSDB) na disputa pela Prefeitura de São Paulo.
Leia também:
Eleitor indeciso é quem ganha com debate do SBT/UOL
Em ato da saúde, Haddad diz que não teme debate sobre gestão da saúde
Na Rede Nossa São Paulo, Haddad desmente Serra sobre fim de parcerias com OS
Na pesquisa realizada pelo Datafolha, Haddad tem 49% das intenções de voto, contra 34% de Serra. Uma diferença de 15 pontos percentuais. Em relação à última pesquisa Datafolha, o candidato tucano cresceu dois pontos percentuais e o petista manteve o mesmo percentual.
O instituto também avaliou o desempenho dos dois candidatos considerando apenas os votos válidos, excluindo-se votos nulos, brancos e eleitores indecisos. Neste caso, a vantagem de Haddad é ainda maior, 20 pontos percentuais. O petista tem 60% das intenções de voto, enquanto o candidato tucano possui apenas 40%.
Outra grande preocupação para a campanha de José Serra é o seu elevado índice de rejeição verificado nesta última pesquisa Datafolha, 42% dos eleitores afirmaram que não votariam no tucano de jeito nenhum. Enquanto isso, seu adversário tem apenas 25% de rejeição.
O Datafolha entrevistou 2.100 eleitores em São Paulo, entre os dias 23 e 24 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Já o Ibope, aponta uma vantagem de 13 pontos percentuais para Fernando Haddad. O candidato do PT manteve o percentual de 49% em relação a última pesquisa do instituto, e o tucano cresceu três pontos e atingiu 36% das intenções de voto.
Assim como o instituto Datafolha, o Ibope também analisou a disputa considerando apenas os votos válidos. Neste caso, Haddad tem 57%, contra 43% de Serra. Uma diferença de 14 pontos percentuais.
O Ibope ouviu 1.204 eleitores, entre os dias 22 e 24 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.