Home»REGIÃO»Grande SP»Metalúrgicos do ABC realizam greve na próxima segunda-feira

Metalúrgicos do ABC realizam greve na próxima segunda-feira

Categoria cobra avanço nas negociações salariais 

Da Redação

Metalúrgicos votam pela paralisação de 1 dia (Foto: Paulo de Souza / SMABC)

Na próxima segunda-feira (10), metalúrgicos do ABC vão parar a produção das fábricas, com exceção das montadoras, para cobrar avanços nas negociações do reajuste salarial da categoria. As exigências da Federação dos Sindicatos Metalúrgicos (FEM-CUT) são: licença maternidade de 180 dias, redução da jornada para 40 horas semanais, seguro de vida, reposição salarial da inflação e 2,5% de aumento real.

A paralisação não afeta as montadoras (Ford, Mercedes-Benz, Scania e Volkswagen) porque na campanha salarial de 2011 a categoria firmou um acordo válido para dois anos. A base do sindicato tem 105 mil trabalhadores, 35 mil nas montadoras. Portanto, 70 mil trabalhadores devem cruzar os braços na segunda-feira.

De acordo com o sindicato, a pauta de reivindicações foi entregue às empresas no final de junho, mas até agora não houve propostas. “A paralisação de um dia é um alerta para que os patrões percebam que a disposição de luta da categoria é forte”, afirmou o secretário-geral do Sindicato, Wagner Santana.

“Se não atenderem nossa reivindicação haverá greve por tempo indeterminado”, frisou o vice-presidente do Sindicato, Rafael Marques.

Comentários

Comentários

São José dos Campos: Carlinhos tem 50%, e Blanco, 24%, diz Ibope

A equação eleitoral em São Paulo