Home»REGIÃO»Capital»Ibope: Haddad empata com Serra. Russomanno lidera

Ibope: Haddad empata com Serra. Russomanno lidera

Petista subiu 7 pontos percentuais e candidatura tucana caiu 6 

Da Redação

O Ibope divulgou nesta sexta-feira (31) a mais recente pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto em São Paulo. Os números mostram Celso Russomano (PRB) liderando a disputa de forma isolada, com 31%, e também traz boas notícias para o candidato Fernando Haddad (PT), que está empatado tecnicamente com José Serra (PSDB) na segunda colocação. Por outro lado, o levantamento acendeu de vez o sinal vermelho na campanha do candidato tucano, que vê ameaçada a sua ida para o segundo turno. A pesquisa foi encomendada pelo jornal Estado de S.Paulo e pela TV Globo. O Ibope ouviu 1.001 pessoas entre os dias 28 e 30 de agosto.

Russomanno lidera com 31% das intenções de voto, um crescimento de 5 pontos percentuais em relação à última pesquisa do mesmo instituto, realizada entre os dias 13 e 15 de agosto. Já José Serra caiu 6 pontos desde a última pesquisa e agora soma 20% das intenções de voto.

Além de Russomanno, quem tem muito o que comemorar os resultados do Ibope é o petista Fernando Haddad. Desde o último levantamento, Haddad subiu sete pontos percentuais e atingiu 16% da preferência do eleitorado, sendo o candidato com o maior crescimento nesta pesquisa. Como a margem de erro da pesquisa  é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o instituto  considera que ele e o tucano estão empatados na segunda posição; Serra pode ter entre 17% a 23% e Haddad, de 13% a 19%.

Veja os resultados da última pesquisa Ibope:

Celso Russomanno (PRB) – 31%

José Serra (PSDB) – 20%

Fernando Haddad (PT) – 16%

Gabriel Chalita  (PMDB) – 5%

Soninha (PPS) – 4%

Paulinho da Força (PDT) – 1%

(Os demais candidatos não pontuaram)

Serra tem maior índice de rejeição

Em relação à pesquisa espontânea de intenções de voto, quando não é apresentada ao pesquisado a lista com a relação dos candidatos, Russomano lidera com 24%, seguido por José Serra (16%) e Fernando Haddad (12%), tecnicamente empatados.

O Ibope também perguntou aos entrevistados em qual candidato eles não votariam de jeito nenhum e o PSDB tem ali mais um motivo para se preocupar com os rumos da campanha de José Serra. O tucano tem 34% de rejeição, mais do que o dobro de Fernando Haddad e Soninha, ambos com 13%, na segunda posição. Depois aparecem Levy Fidelix e Paulinho da Força (12% cada um), Eymael (11%), Celso Russomanno e Gabriel Chalita (cada um com 8%).

Segundo turno

Em um segundo turno disputado entre Celso Russomanno e José Serra, o candidato do PRB venceria por 51% a 27%.

Este cenário foi o único pesquisado pelo Ibope, uma vez que os dois candidatos estavam empatados na pesquisa Ibope anterior e tinham 17 pontos de vantagem em relação a Haddad, que aparecia em terceiro lugar.

Governo federal, estadual e municipal

O Ibope avaliou também a opinião dos eleitores paulistanos sobre a gestão da presidenta Dilma Rousseff, do governador Geraldo Alckmin e do prefeito Gilberto Kassab.

A administração Kassab foi considerada ruim ou péssima por 48% e boa ou ótima por 17%. No caso de Alckmin, 40% a consideram boa ou ótima, e 17% ruim ou péssima. A presidenta Dilma teve sua gestão avaliada como boa ou ótima por 53% e ruim ou péssima por 12% dos eleitores de São Paulo.

(Foto de capa: ASCOM Prefeitura de Votuporanga / Flickr) 

Comentários

Comentários

São Paulo goleia o Botafogo e cola no G4

Campinas: Aeroporto de Viracopos inicia obras de ampliação