Home»Sem categoria»Campinas: Aeroporto de Viracopos inicia obras de ampliação

Campinas: Aeroporto de Viracopos inicia obras de ampliação

Cestesb concedeu ontem a licença que autoriza o início das obras 

Da Redação

Capacidade de Viracopos vai chegar a 14 milhões de passageiros por ano após a ampliação (Foto: Igor Santorsula / Flickr)

Após 15 anos de tentativas  frustradas para que os projetos de ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos saíssem do papel, finalmente as obras irão ter início. A Cetesb (Companhia Ambiental de São Paulo) concedeu ontem (30), a licença ambiental que autoriza o início das obras do aeroporto. As obras começam hoje (31).

As primeiras propostas para a ampliação de Viracopos, o maior aeroporto de transporte de carga do Brasil, datam de 1997. Desde então disputas políticas entre a prefeitura de Campinas, Estado e União dificultaram a execução do projeto de ampliação.

A ampliação de Viracopos é considera de fundamental importância para absorver a demanda do setor aéreo e, principalmente, para receber os turistas na Copa de 2014. De acordo com Alberto Kuster, diretor-presidente do consórcio Aeroportos Brasil, que venceu a concessão para administrar o aeroporto de Viracopos, garantiu que as obras estarão concluídas antes da Copa.

“Essas obras vão transformar Viracopos no mais moderno aeroporto da América Latina. Com a licença concedida dentro do prazo que havíamos solicitado vamos entregar o novo terminal até maio de 2014”, garantiu Kuster em entrevista ao jornal Estado de S.Paulo.

O novo terminal de passageiros do aeroporto de Viracopos terá 110 mil metros quadrados de área, edifício garagem com capacidade para 4,5 mil veículos e 28 pontos de estacionamento de aviões com fingers (pontes de embarque e desembarque. A ampliação será feita em 5 etapas. Ao final das obras, Viracopos se transformará em uma cidade aeroportuária, com centro de convenções, shopping e hotel. A capacidade de passageiros passará a 14 milhões por ano, o dobro da atual. Até o fim do período da concessão da Aeroportos Brasil, em 2042, a expectativa é que Viracopos atenda 80 milhões de passageiros anualmente.

O custo total da ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos será de R$ 8,4 bilhões.

Com informações do jornal Estado de S.Paulo. 

Comentários

Comentários

Ibope: Haddad empata com Serra. Russomanno lidera

A polêmica do Bilhete Único Mensal