Home»Sem categoria»Dia da Pizza: paulistanos consomem 1 milhão de redondas a cada 24 horas

Dia da Pizza: paulistanos consomem 1 milhão de redondas a cada 24 horas

Data foi criada em 1985 e homenageia o “prato preferido” dos moradores da cidade

Por Mikaele Teodoro

Nesta terça,10, é comemorado o dia do prato preferido dos paulistanos, a pizza, e para celebrar, nada mais justo que saborear uma deliciosa redonda. Atualmente, São Paulo é a segunda cidade do mundo em números de pizzaria perdendo apenas para Nova York. O prato tornou-se uma verdadeira “instituição” da cidade que comemora a data desde 1985.

A data foi criada pelo então secretário de Turismo de São Paulo, Caio Luís de Carvalho. Em 1985, um evento premiaria as melhores receitas de pizza de mussarela e margherita da cidade. O sucesso foi tanto que o secretário decretou a data de encerramento como o dia oficial da Pizza.

Pizza Portuguesa (Foto: Flickr/Paulo Paiva)

São Paulo possui mais de 6 mil pizzarias, e a cada minuto, são consumidas cerca de 720 pizzas na cidade, ou 1 milhão por dia segundo a São Paulo Turismo (SPTuris). A história de amor entre a iguaria e a capital paulista é antiga.

A pizza chegou ao Brasil trazida pelos imigrantes italianos. O bairro do Brás recebeu as primeiras pizzarias, entre elas a Santa Genoveva que foi fundada em 1910. A mais antiga pizzaria ainda em funcionamento é a Castelões, fundada em 1924.

De lá para cá algumas coisas mudaram, e agora o delivery é um dos grandes responsáveis pelo sucesso nas vendas. De acordo com os dados da ECD (Consultoria Especializada em Food Service), uma pizzaria delivery vende em média 1.600 pizzas por mês. Já um estabelecimento que entrega o produto na casa do cliente e serve no local comercializa 2.700 unidades. As pizzarias especializadas apenas em servir no restaurante vendem em média 3.900.

Os sabores mais tradicionais são a margherita, mussarella, portuguesa, calabresa, pepperoni, quatro queijos ou frango, no entanto, opções de recheios, formatos, tamanhos e preços não faltam. Assim, cada pizzaria cria o seu próprio atrativo e a sua maneira de fidelizar o cliente neste mercado tão concorrido.

O SPressoSP quer saber qual a melhor pizza do seu bairro? Participe, deixando sua opinião nos comentários.

Comentários

Comentários

Após entrevista polêmica, Paulinho da Força diz ser a favor de ciclovias

Timão deixa escapar vitória imerecida sobre o Sport