ProUni: São Paulo lidera número de inscritos

Quase meio milhão de jovens se inscreveram no processo seletivo do segundo semestre/2012
Da Redação
O Programa Universidade para Todos (ProUni) recebeu aproximadamente meio milhão de inscrições de candidatos que desejam uma bolsa para cursar a faculdade. As inscrições terminaram nesta segunda, 2, e a primeira chamada será na quinta, 5. Os estudantes terão até o dia 13 para comparecer à instituição e efetuar a matrícula.
Os inscritos podem escolher até duas opções de cursos de graduação em 1.316 instituições particulares em todo o País.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), 456.973 candidatos se inscreveram no processo seletivo deste segundo semestre, sendo que o maior número de inscritos foi registrado em São Paulo (132.220), seguido por Minas Gerais (117.175) e pela Bahia (72.233).
A segunda chamada está prevista para o dia 20, e os selecionados terão até o dia 26 para fazer a matrícula no curso escolhido.

Quem não for selecionado nas duas primeiras chamadas ou em cursos sem número suficiente de alunos para formação de turma poderá pedir inclusão na lista de espera entre os dias 2 e 4 de agosto.
O ProUni foi criado pelo Ministério da Educação, em 2004, com o objetivo de oferecer bolsas integrais e parciais em faculdades particulares. Segundo o MEC, desde sua criação até o processo seletivo do primeiro semestre de 2012, mais de 1 milhão de estudantes já foram atendidos pelo programa, sendo 67% com bolsas integrais.
Para se inscrever, o estudante precisa ter feito a prova do Enem e ter obtido no mínimo 400 pontos na média das cinco notas (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação), e, ainda, nota superior a zero na redação.