Home»Sem categoria»Com 16% mais homicídios, violência cresce em São Paulo

Com 16% mais homicídios, violência cresce em São Paulo

Relatório da Secretaria de Segurança Pública mostra ainda aumento de 26% nos roubos de veículos na capital

Por Mikaele Teodoro

Números da Secretaria de Segurança mostram crescimento da violência (Foto: Flickr Beraldo Leal)

Dados apresentados pela Secretaria de Segurança Pública, nesta segunda-feira, 25, mostram aumento da criminalidade na cidade de São Paulo. Segundo o documento, nos cinco primeiros meses do ano a capital paulista apresentou crescimento de 16,3% no número de homicídios; 26% no aumento de roubos de veículos e 7,3% em outros tipos de roubo.

O número de furtos de veículos teve crescimento de 8,6%. Roubos de carga e estupros aumentaram 10,9% e 16,7%, respectivamente. Já homicídio culposo por acidente de trânsito, latrocínio e roubo a banco apresentaram quedas de – 14,5%, -2,1% e -24%, na mesma ordem.

Os distritos policiais (DPs)que apresentaram maiores altas foram das regiões mais afastadas do centro, como o bairro da zona sul, Jardim Mirna, com crescimento de 82,2% nos roubos, e o DP da Nossa Senhora do Ó, na zona norte, que apresentou os maiores aumentos de roubo e furto de veículos (188,2% e 104,1%). Além disso, dos 90 DPs espalhados pela capital paulista, 60 apresentaram aumento no número de roubos.

A comparação com o mesmo período de 2011 evidencia que a capital também está em situação pior que a do conjunto do estado de São Paulo, que teve alta de 21,4% nos homicídios e queda de 3,2% no Estado. Já os roubos subiram 27,9%, enquanto no Estado a alta foi de 9,8%.

Se considerarmos somente a comparação entre os resultados do mês de maio de 2012 e 2011, a cidade de São Paulo teve alta de 21,4% nos homicídios enquanto a média do estado apresentou queda de 3,2%. Já os roubos subiram 27,9%, enquanto no Estado a alta foi de 9,8%.

Com informações do Estado de S. Paulo e Brasil 247

Comentários

Comentários

Onda de violência: nove mortos em quatro horas na Grande São Paulo

Toque de recolher no Parque Bristol