Home»Sem categoria»Datafolha: Haddad chega a 8% e sua candidatura entra em novo patamar

Datafolha: Haddad chega a 8% e sua candidatura entra em novo patamar

Por Renato Rovai

Pesquisa do Datafolha divulgada ontem aponta Serra estacionado com 30%, e o petista Fernando Haddad passando de 3%, em março, para 8% neste novo levantamento.

Celso Russomano, do PRB, partido ligado a IURD e à TV Record, tem 21%. Na anterior, tinha 19%. Esses números mostram que ele está no jogo e não deve ser tratado como um mero coadjuvante nesta eleição. É difícil, mas com uma campanha consistente pode tentar  repetir o efeito Francisco Rossi na eleição de 1994, quando este disputou o segundo turno contra Mario Covas.

Os outros pré-candidatos estão praticamente estacionados. Soninha 8%, Netinho 7%,  Chalita 6% e Paulinho da Força 5%.

De acordo com os dados da sondagem informados ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), foram ouvidos mil eleitores entre os dias 13 e 14 deste mês.

Ou seja, esses números não captam o efeito Erundina, o que leva este blogueiro apostar um doce que Haddad vai conseguir entrar na campanha de TV com mais de 12% dos votos. Este é o número mágico que os marqueteiros trabalham para que uma candidatura com nível de conhecimento baixo, como a de Haddad, consiga um bom desempenho eleitoral. Com menos, o risco é alto.

Haddad tem até o dia 20 de agosto pra chegar a esse patamar.

Já Serra tem outro desafio. Não baixar dos 30%. Ou seja, não ter seus números impactados pelo crescimento de Haddad.

Enfim, agora começou a eleição em São Paulo. Imagino que o mesmo esteja acontecendo em várias outras cidades brasileiras.

Comentários

Comentários

Tumblr Serra Inova no Guarda Roupa faz sucesso na internet

Flamengo vence time reserva do Santos