Home»Política»Kassab fecha bar do Sarau do Binho

Kassab fecha bar do Sarau do Binho

Há oito anos, licenças de funcionamento são negadas  pela prefeitura

Por Igor Carvalho

A ideia é que o sarau se torne itinerante (Foto: Igor Carvalho)

Quem esteve na última segunda-feira (28) no Bar do Binho pode ter assistido à última edição do tradicional Sarau do Binho. Isso porque a Prefeitura de São Paulo fechou o bar, por conta de multas acumuladas pelo estabelecimento, que chegam a R$ 8 mil.

Faz oito anos que o poeta Binho reúne amigos, escritores e moradores do Campo Limpo em seu sarau, no mesmo bar que, agora, seguirá de portas fechadas e deve ser entregue a outra função comercial. O bar, reconhecido, por frequentadores, como um ponto de cultura na região, por conta das atividades promovidas no local, nunca teve uma autorização para funcionar. Robson Padial, o Binho, explica: “Eu sempre pedi, mas faz oito anos que me dão inúmeras desculpas para fornecer a licença, é incrível, quando eu arrumo algo, eles alegam outra coisa”.

O poeta acredita que pode ser vítima de perseguição. “Estão procurando pêlo em ovo, agora alegaram [a Prefeitura de São Paulo] que o zoneamento da área não permite esse tipo de estabelecimento, mas na mesma rua do nosso bar existe outro, com autorização.” A ideia é que o sarau se torne um evento itinerante, porém não há, ainda, um local definido para a próxima edição. Binho vai recorrer das multas e continuará em busca da autorização.

Com a carência de pontos culturais nas periferias, os saraus se tornaram uma alternativa aos moradores dessas regiões. Normalmente os eventos ocorrem em bares, pois não há aparelhos públicos que deem conta da demanda de poetas e público, segundo os organizadores.

Histórico de contestação

Nesses oito anos de sarau, Binho já provocou algumas reflexões e polêmicas no bairro. Recentemente, durante o período eleitoral, ele decidiu pegar as placas de publicidade dos candidatos, amarradas nos postes, pintar e escrever poesias por cima, depois ele as pendurava novamente. “A arte tem que ter uma transgressão, senão não é arte”, explica o poeta. Binho também tenta manter, com dinheiro próprio e apoio da comunidade, uma biblioteca no Campo Limpo, para estimular a leitura entre os jovens.

Leia também:

Sarau do Binho promove poesia e reflexão no Campo Limpo

Na Vila Mercês, política e arte para conscientizar

Sérgio Vaz: orgulho de ser da periferia

Sarau na Ocupação São João reúne luta por moradia e poesia

Sarau dos Mesquiteiros movimenta escola na zona Leste

Sarau do Suburbano traz a periferia para o centro

 

Comentários

Comentários

  • Angelina Miranda

    A prefeitura de São Paulo comandada por Gilberto Kassab, não faz nada pela cultura na cidade, (pra não falar de outras áreas) e quando a periferia se organiza pra criar pontos de lazer, cultura e sociabilidade são marginalizados e obrigados a encerrar suas atividades… Não é que vai acontecer, lá ou em outro lugar o Sarau do Binho não vai acabar.

  • alberto

    Antes havia cultura, agora não tem. é a Prefeitura de São Paulo punindo aqueles que não estão enquadrados nos seus interesses.

    • Pessoal, não adianta ficar reclamando, ou melhor tem que reclamar ao órgão certo. Se fossemos polizados, o prefeito já teria sido cassado, agora querem fazer algo, entem com um processo de improbidade administrativa, se não sabem o que é isso, perguntem a um amigo advogado. Eu já fiz a minha parte, façam a de vocês. Ministério Público existe apra isso, aqui na região do M’Boi já entramos com uma ação cívil pública do dinheiro que seria apra a duplicação da Estrada do M`Boi, e tem muito mais, Peguem um descaso do bairro e denuncie a este órgão competente. A justiça existe apra isso, e sabemos que elea está na cola dele.

      • Jac

        Vc ainda acredita na justiça oficial???

  • Marcelo

    Tal atitude dessa pré-feitura merece nosso todo repúdio.

  • Elisete Onuki

    To com raiva desta prefeitura Kassab…. sempre aprontando as dele. Ta querendo tirar ate o ponto de ônibus que fica bom para o povo…so pra gente ter que andar mais.

  • Esse prefeito corrupto, sempre persegui os pobres e também a cultura popular, um grande corrupto que responde por muitos processos de desvios de dinheiro público, e a tal virada cultural?. Ele aplicou verbas indevidas com super faturamentos que o ministério público agora denúncia em tempo atrasado, isso sim, é vergonhoso, aplicar de forma errada, que a MP não engaveta mais essa do prefeito Gilberto Nunkassab, e que vamos gritar sempre sobre toda barbaridade cometida por esse corrupto.

  • claudia

    Não vejo a hora desse Kassapa e gang deixem São Paulo de vez!

    • Pessoal, não adianta ficar reclamando, ou melhor tem que reclamar ao órgão certo. Se fossemos polizados, o prefeito já teria sido cassado, agora querem fazer algo, entem com um processo de improbidade administrativa, se não sabem o que é isso, perguntem a um amigo advogado. Eu já fiz a minha parte, façam a de vocês.

    • Felipe

      Infelizmente parece que não vai acontecer, o Serra tá ganhando de novo, povo burro não aprende.

  • Realmente uma atitude de nada louvar, não conheço a realidade das periferias do Brasil, não conheço também as politicas culturais, sua relação com as politicas publicas possivelmente uma analise na questão do acesso as licenças para o comercio mas penso que existe uma pertença universal que todo ser humano possui independentemente da cor, religião, etnia, pais, VIVER UMA INJUSTIÇA.

  • Esses políticos só pensam em manter o que é de interesse deles, e não o que é de interesse do povo, Sarau do Binho tem seu nome na periferia, se a prefeitura fechou isto, foi por corrupção, pois é algo sem nexo, Sarau a 8(oito) anos tenta conseguir a autorização, e a 8(oito) anos eles dão desculpas sem sentido, apenas para não darem, e agora querem ter a razão de fechar …

    Como disse o Marcelo ali em cima : “Tal atitude dessa pré-feitura merece nosso todo repúdio.”

    • Pessoal, não adianta ficar reclamando, ou melhor tem que reclamar ao órgão certo. Se fossemos polizados, o prefeito já teria sido cassado, agora querem fazer algo, entem com um processo de improbidade administrativa, se não sabem o que é isso, perguntem a um amigo advogado. Eu já fiz a minha parte, façam a de vocês. Ministério Público existe apra isso, aqui na região do M’Boi já entramos com uma ação cívil pública do dinheiro que seria apra a duplicação da Estrada do M`Boi, e tem muito mais, Peguem um descaso do bairro e denuncie a este órgão competente.

  • leandro

    Se tem multa tem q fechar mesmo… é assim com todo empresário.

    • Tom

      Se tem multa tem que fechar!!
      vc ja se perguntou qual o motivo das multos??
      vo te responder, e a perseguição da pré-feitura que nao libera o alvará de funcionamento, e o pré-conceito contra a periferia onde o cassapa não quer que as pessoas tenha cultura. Portanto sem não tem coisa melhor a fazer não faça nada!

  • Daniel Guisse

    Vejamos as solicitações de licença negadas, os pareceres … até então ele funcionou na ilegalidade por 8 anos,oras, por que não fechou o bar então?. Se houve injustiça no indeferimento do pedido de licença, cada pedido deveria ser analizado separadamente … sair metendo o pau no prefeito assim é fácil né?

    • João

      Bom, em 8 anos os caras alegaram várias coisas para não dar a licença para o bar e sabemos pq. A subprefeitura de Campo Limpo é uma máfia, daqueles do pagou liberou. Claro que não estou falando aqui do Kassab, não estou falando do sr Antonio Carlos Rodrigues, mafioso dessa região com seus paus mandados dentro da Sub direcionando os trabalhos para onde o favorece e não favorece o povo. Será que não é culpa da prefeitura? Quem será que deu a ordem para derrubar o palco e o camarim da praça? Cultura pros caras é festa junina e futebol de várzea. Mas mudará. A campanha agora é contra o Kassab, o Antonio Carlos Rodrigues e o Fuda!!!O Fuda é um dos safados que ameaçou fechar o bar pq foi criticado no palco do Sarau. Ele é o responsável pela “cultura” da sub do campo limpo, pau mandado do Rodrigues onde só se concentram em festas eleitoreiras ou cancelando aquelas que não lhes dão acesso. Isso vai acabar!!Vc daniel Guisse trabalha para esses escrotos, mostra sua cara safado!!!

  • O próximo Sarau do Binho acontecerá no Bar do Mutcho segunda feira dia 04/06,http://www.facebook.com/pages/Bar-do-Mutcho/411996762153773 ,um estabelecimento cultural que atua à mais de 20 anos na região .
    Outra resalva é sobre o projeto Postesia /Postura ,onde placas de propaganda políticas são retiradas e reaproveitadas para pinturas e poesias ,na reportagem diz que “recentemente ” o Binho desenvolvel essa atividade na verdade o Binho e vários colaboradores desnvolvem essa ideia à mais de 10 anos .
    Só pra reflxão de que tipo de gente vem governando São Paulo acho que vale à pena resaltar que no mesmo dia em que fecharam o Bar do Sarau do Binho a prefeitura de São Paulo concedeu a reabertura do Bahamas ,um puteiro de luxo na região nobre de Moema ,claro preocupado com os clientes gringos que estão chegando para gastar seus dolares na cidade .

  • Tony

    Se fosse “boca de fumo” ou “banca de jogo do bicho” a prefeitura não fechava!!!

    • carlos

      Exatamente.
      Ao lado de minha casa, em uma região nobre, tem exatamente isso. Um bar, boca de dependentes químicos, fecham as calçadas, e ficam infernizando até a hora que quiserem. Como os donos são “aspones” de políticos da assembléia legislativa, tomam conta da rua que nada acontece. Pode ver. esquina das ruas Joinvile e Tumiaru, na Vila Mariana.

  • alexandre

    Odeio o Kassab…..mas me digam uma coisa….é ele que concede licença para funcionamento de bares? Tudo que ocorre em uma cidade a culpa é do prefeito….não há setores especificos dentro de uma prefeitura que cuide disto? Matéria tendenciosa não?

    • ze

      sao tao politizados e nao sabem q nao é o prefeito q da alvara…rs sao tao cultos e nao sabem tirar um alvara..Quer ser dono de qq comercio tem q seguir regras, ja chega os camelôs que graças a dna erundina PT acham q sao paulo é uma grande e porca calçada

  • O Kassab tem cara de invejoso , burro , mal educado e muitas outras coisas …

    Com certeza ele não ia ficar feliz com um evento desse porte funcionando em São Paulo !
    Mais a minha maior indignação é com o povo Brasileiro que ainda vota em políticos desse nível !

    Como podemos confiar nossa cidade a Sérgio-s e Kassab-s estamos no seculo 21 ou no seculo 10 sinceramente é doloroso ao meu coração uma notícia dessa .[ Triste]

  • Eny Passini Moreno

    Entao,na vivem dizendo que o nosso regime eh Democracia.Democracia onde o voto eh obrigatorio.A atitude da Prefeitura esta me parecendo retaliaccao,assim como a Comissao da Verdade eh puro Revanchismo

  • Adriano Soares

    O Governo do Kassab tem magnas inspiraçoes no Nazifascismo. E temos que fazer alguma coisa p/ que ele e seu culoio percebam que nao estamos “de chape”

  • RHT

    em poucas palavras, a prefeitura desrespeita a população tirando alguns pontos culturais que ainda existem. onde vamos parar?

  • Rodrigo

    Noooossa nao acredito,, frequentei muito essa bar, fica na estrada do campo limpo, do lado da UNIBAN, tinha o slogan do PIOR PASTEL DE SÃO PAULO,,, mas era o inverso,,, ató hoje foi o melhor pastel que comi, fora o pessoal que tirava uns sons e uns poemas ao vivo la…
    Kassab FDP viu….

  • Erick Barreto

    Num é o lugar que faz o Sarau são as pessoas, se tentam te derrubar você deve permanecer firme, se persistir algo bom virá. Lutamos todos os dias, e Binho demonstrou bom exemplo não parou mudou de lugar.

  • Boa Kassab !

  • luciano

    era um lugar onde as pessoas iam para usar drogas isso sim,quem conhece o bar sabe q ele ja foi retirado de outros lugares pelos mesmo motivos,pq as pessoas só iam para beber e usar drogas,e ainda roubar quem passava por ali,alem de atrapalhar o sossego de quem mora ao redor do bar,ufa,plo menos o kassab fez alguma coisa de bom

    • Seimar Moraes de Souza

      Certamente você éum daqueles neo-nazistas que espancam gays(e dando razão aos que defendem PL.122,que só servirá para acabar com a liberdade de expressão),apenas porque são gays?Deve odiar nordestinos,petistas,comunistas e o escambau,ok?Seu sonho é viver na Alemanha nazista,onde seu Führer extermine judeus?Pobres então,que morram,certo?Negros,que horror viver perto dessa gente,não é mesmo?Mas não se preocupe,aqui no RS,você não terá lugar,e logo em SP também não…

  • “LIRA”

    O Kassab é filho da p. o Maluf tb, o Pitta mais ainda, o serra é, etc, etc, etc. O povo só escolhe gente ruim. Mas tem algum bom? Seria uma política de destruição do ser humano, do que é bom?

  • Michele

    E agora? Onde eu vou ficar numa boa, ouvindo poesia, saindo desta loucura que é a cidade… Ow Kassab TEM COISA RUIM DE VERDADE NA CIDADE PRA VC MELHORAR… e outra… O Binho não é ponto cultural, tem que ser fechado, não tem altorização, né? Mas o Risca faca ao lado, cheio de travestis e prostitutas, bebida, briga tem TODA A AUTORIZAÇÃO DO MUNDO NÉ?? que belezaaaaaaaaaaa

  • MARCO ANTONIO DE OLIVEIRA

    Sempre dissemos que o Brasil é um país sem lei, quando existe lei e são cumpridas vocês estão contra, ou será que é só quando lhes favorece que é interessante..

  • Quando acho que o Kassab já fez todas as imbecilidades possíveis, vem ele e se supera.Vai cuidar de coisas mais reelevantes para a cidade Kassab e deixa as pessoas manifestarem seus dotes artístícos com liberdade seu filhotinho da ditadura.

  • Teodora Marques

    Nossa eu fico pensando como vou escolher
    um prefeito menos pior do que esse,não
    tem candidato que trabalhe a favor do
    cidadão dessa cidade,totalmente entregue
    ao abandono,se eu enumerar tudo vai
    faltar espaço.

  • Este é o país onde o povo não lê, segundo os políticos… E quando aparece alguém para estimular a leitura e a reflexão, os mesmos políticos torcem o nariz e fazem de tudo para abafar a voz do povo…
    Vá em frente, Binho, pois a força da poesia e da arte é maior que a mediocridade dos nossos governantes…

    Valdeck Almeida de Jesus
    Jornalista, Escritor e Poeta

  • Diego Brito

    Pów fiquei triste pois foi no bar do Binho que pedi minha esposa em namoro foi ali que tudo começou, mas ai Binho esse não é o primeiro que a prefeitura fecha força que tudo vai dar certo muitos vão tentar te derrubar mais vc ja ha muito tempo provou que é guerreiro bola pra frente so não pode parar o sarau.

  • Sarau do Binho, ao se tornar itinerante, se for o caso, faça como o Humbalada e venha para a Praça João Beiçola!

    Estarei lá com minha família para participar, com muita alegria.

    Meu marido e eu fomos voluntários no CDc Lourenço Cabreira por uns três anos e a nosso desejo seria continuar o trabalho de artes, artesanato e jardinagem com as crianças. Foi muito triste, mas também nem como voluntários foi possível continuar.
    Hoje somos integrantes do Instituto Biguá, estamos felizes, mas ainda com recursos próprios, nós e o grupo de quinze pessoas.
    Parabéns pelo sucesso e a luta cotinua>

  • Vinícius

    Enquanto os paulistanos continuarem elegendo essas bostas tipo Kassab e Serra, isso continuará acontecendo. Acorda São Paulo! São Paulo sempre foi o epicentro da liderança, da inovação, da vanguarda. Inove mais uma vez! Chute a bunda desses porcarias no governo!

  • João

    Não da p; entender, tantos bares na estrada do Campo limpo, sentido Santo Amaro, bares não butecos com musica ao vivo sem respeito mesas na calçada o pedestre tem que passa na rua arriscando a vida, mesas de jogos rolando até a madrugada, inúmeras ligações p; o policia prefeitura e
    não resolve nada, tudo isso acontece em frente a padaria fabiola e seus aredores lamentavél…

  • joao carlos brites

    Tem multa fecha!!!!pagas as multas e abre novamente!!! isso tem que ser valido para todo mundo que tem estabelecimento, não adianta falar que o bar do binho!!! ta devendo fecha!!!

    • Matheus Vieira

      O Binho está tentando regularizar a situação do estabelecimento há anos, a subprefeitura não pareceu querer um acordo. Não diga o que você não sabe. O fato de fechar o bar do Binho e tantos outros irregulares estarem abertos levantam a questão de, por que justamente este, um estabelecimento que convoca as pessoas a pensar através da poesia?

      Esse não era um bar qualquer, era um bar em que o dono fazia coleta de livros para distribuir gratuitamente na comunidade depois. Num país onde um livro custa em média 50 reais, fechar um estabelecimento destes é um crime contra a educação nacional.

  • Seimar Moraes de Souza

    É triste,a cada dia me convenço de que a cultura e a educação são soluções indispensáveis para que o Brasil mude e evolua.Não é para menos,os políticos já sabem e fazem cada dia mais para que o povo não tenha cultura,afinal,povo culto e educado,não votará em qualquer um…Em Porto Alegre,a coisa não é diferente,estão fechando os bares num bairro boêmio.

  • Celso

    Esses bares inferninhos tem que ser interditados mesmo, prestam um desserviço a sociedade, alcoolizando, viciando menores, drogas, algazarra, gritaria, perturbação, etc. C. P. art.288 Societas Delinquentium formação de quadrilha e bando; C.P.art.78 presume –se perigosos os com habito de embriaguez ou substancia de efeitos análogos; CF/88 art.5º XI = “A casa é asilo inviolável do indivíduo, e ninguém nem nada pode invadir ou perturbar; ldem C. C. art. 1277 Vizinhos devem pedir interdição por causar danos e indenizações; LEI No 10.671, 15/05/03 art. 39 § 1º As proibições em estádios se aplicam aos bares que exibem jogos, ou shows ou eventos; LEI Fed. 9.605/98 Art. 54 § 2º inc. V = Crime ambiental – Perturbação, Lei 7.347/85 Poluição sonora, problema social e difuso deve ser combatida pelo poder público e por todos; Lei nº 10.257 art.36,37,38 Arruaceiros, bebuns na porta de bar desvalorizam todas as casas dos vizinhos. Dec. Fed. 88.777/83, art.2º, item 21, ordem pública é coibir infrações. Se é o Bar ao lado que te obriga ouvir musicais pornôs, aspirar fumaça tóxica asfixiante e cancerígena das churrasqueiras sem chaminés, e faz do seu portão a extensão do banheiro deles, e te obriga a suportar algazarra, gritaria, cantoria de embriagados, palavrões dos retardados, desvaloriza seu imóvel e de seus outros vizinhos, estudar em casa, assistir sua TV, e descanso, então, você não é dono da casa e nos termos das leis CF art. 5º XI; CF art. 145 § 1º; art. 146 III, “a” e CTN art. 32, 33,34 Você não precisa pagar IPTU.
    http://www.netlegis.com.br/index.jsp?arquivo=detalhesDestaques.jsp&cod=23594

Habeas corpus coletivo pede liberdade aos moradores de rua presos por "vadiagem" em Franca

São Paulo recebe mostras sobre futebol e cinema israelense